O que esperar de uma Reunião de Oração

May 29, 2022    Felipe Merotto

Atos foi escrito por Lucas e tem um estilo de escrita diferente dos demais livros do novo testamento, uns são os evangelhos, outros cartas, mas Atos se destina a um relato histórico, retratar a história que estava se passando diante dos olhos de todos.

O ingresso na vida da igreja se dava pelo Batismo como vemos em Atos 2:41 “Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”.

Lucas relata o início da trajetória da igreja em Atos 2:42 “Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, a comunhão, ao partir do pão e a oração”.

Aqui vemos que, para que a igreja tenha vida, algumas dinâmicas são fundamentais:

- Dedicação ao ensino: os novos cristãos precisavam se dedicar a aprender tudo o que era ensinado, afinal era preciso aprender sobre Cristo, algo inteiramente novo para a maioria.

- Dedicação a comunhão: aceitar a cristo significava que muitos deles precisariam mudar o ciclo de amigos e família, afinal essa decisão custaria muitos relacionamentos, ser cristão não era simples, eles não seriam aceitos por todos, era preciso criar um ciclo de comunhão interna, vida dentro da comunidade!!

- Dedicação ao partir do pão: isso significava ajuda financeira, suporte para todos, a igreja sempre viveu do partir do pão, ela se sustenta assim, e sustenta aos outros por meio desse partilhar.

- Dedicação a oração: a igreja não existe se não existir oração, isso é parte fundamental da vida da igreja, e no início da jornada isso foi estabelecido como base da caminhada de fé.

Mas, antes da pregação de Pedro onde 3 mil pessoas se converteram e passaram a viver em comunidade com os demais irmão, a comunidade dos cristãos se reuniam em torno das reuniões de oração.

As reuniões de oração eram cheias de expectativas:
- Pelo batismo prometido por Jesus em Atos 1:4 “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes a seguinte ordem. ‘Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme Eu lhes disse antes. João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espirito Santo’”.

- Pelo Reino Literal: Atos 1:6 – “Então os que estavam com Jesus lhe perguntaram: ‘Senhor, será esse o momento em que restaurará o Reino de Israel?’”.

- Pelo Retorno de Jesus: Atos 1:11 – “e disseram: “Homens da Galileia, porque estão ai parados olhando para o céu? Esse Jesus que foi elevado do meio de vocês ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir!”.

As reuniões de oração eram frequentes como vemos em Atos 1:14 “Todos eles se reuniam em oração com um só propósito, acompanhados de algumas mulheres e também de Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.

No dia de pentecostes todos estavam juntos em uma reunião de oração como Lucas relata em Atos 2:1. Então o Espírito foi derramado sobre todos, como era a expectativa deles.

A reunião de oração não tinha um horário como vemos em Atos 2:15 onde Pedro diz que eles não estavam bêbados, pois ainda era 9 horas da manhã, o que demonstra que passaram a noite em vigília e durante o dia a oração continuava.

Vemos também que tipo de orações eram feitas nas reuniões, como relata Atos 4:25: “Falaste muito tempo atrás pelo Espírito Santo nas palavras de nosso antepassado Dai, teu servo”. Eles estavam orando as escrituras.

E também estavam orando por capacitação para cumprir o chamado que haviam recebido como vemos em Atos 4:29 “E agora, Senhor ouve as ameaças deles e concede a teus servos coragem para anunciar a tua palavra. (30) Estende tua mão com poder para curar, e que sinais e maravilhas sejam realizados por meio do nome de teu santo Servo Jesus”.

Tudo isso que vimos até aqui é o que podemos esperar de uma reunião de oração!
- Expectativa pelo Reino Literal
- Expectativa pelo Retorno
- Derramar do Espírito Santo
- Salvação e Batismo
- Cura
- Sinais e Maravilhas
- Partir do pão
- Comunhão.