O Valor da Presença

Jul 25, 2021    Victor Vieira

I Crônicas 13


RESUMO

A presença de Deus deve ser uma necessidade contínua para o seu dia e não apenas momentos, o retorno da arca conta a história secreta de alguém que amou a presença e não conseguiu prosseguir a vida sem ela.

A arca da aliança representava a própria manifestação física de onde Deus estava, Davi amava a presença de Deus e a priorizava de maneira obsessiva, por isso decidiu trazê-la de volta para Jerusalém, mas neste caminho Uzá estendeu a mão para segurá-la enquanto caia e imediatamente morreu por tocar em Deus (I Crônicas 13:9-10), Davi precisava então pensar em como levar a arca de maneira correta, durante este tempo foi depositada na casa de Obede-Edom ficando ali por três meses e neste período de permanência o Senhor abençoou a casa de Obede e tudo que tinha (I Crônicas 13:14).

No contexto de retorno da arca da aliança acontece uma história paralela onde a vida de uma pessoa é completamente mudada pela presença de Deus, quando Davi retorna para buscar a arca, Obede tem a necessidade de ficar próximo da presença e se torna porteiro do tabernáculo (I Crônicas 15:24) contrariando o fluxo onde apenas pessoas da tribo de Levi poderiam estar, o rei Davi contrata um estrangeiro geteu crendo que Deus deseja todas as nações.

Está chegando o dia em que Deus vai habitar entre nós!
Existe uma forma de se organizar e viver que Deus tem saudades, o tabernáculo de Davi, é neste contexto que Israel viveu o ápice de sua história, expandiu e prosperou, Davi esmaga os inimigos e vários salmos são escritos. Em Amós 9:11 e Atos 15:16 Deus expressa sua vontade de reconstituir o tabernáculo como um lugar de encontro e adoração.

Quando sua casa, o jeito de viver a vida, a forma como fala com as pessoas for afetada pela presença, tudo muda porque somente uma coisa importa: A presença de Deus! (Salmo 84)



REFLEXÃO
1. Qual valor você tem dado para a presença de Deus?

2. Obede-Edom possui a história de alguém que amou a presença de Deus e deixou tudo por ela. Qual é a sua história? Como isso te influencia?