Aspectos da Adoração

Jul 4, 2021    Victor Vieira

Apocalipse 4 e 5


Quando Jesus morreu na cruz preparou um novo e vivo caminho que nos dá acesso a sala do trono, por isso você pode estar onde Deus está antes de morrer. Deus é tão generoso que compartilha sua glória com os seres ao redor e eles liberam canções para expressar a majestade Dele.

• Primeira canção
“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” Ap. 4:8
A única forma de reagir a beleza de Deus é corresponder com o esplendor de sua glória. No céu não existe descanso ou um momento específico para o louvor, adoração acontece continuamente e repetidamente, desde Isaias 6 há um mesmo som ecoando, magnificar a Santidade de Deus.

• Segunda canção
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Ap. 4:11
A resposta adequada dos vinte e quatro anciãos é cair de joelhos e lançar suas coroas aos pés de Deus como reconhecimento de que tudo vem, é e volta para Ele. Deus ama o humilde e resiste ao soberbo (Tiago 4:6).

• Terceira canção
“Digno és de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;” Ap. 5:9
João está triste pois não há ninguém capaz de abrir o livro, mas recebe a resposta de que o Cordeiro e Leão é digno pois fez o que ninguém mais faria: Apaziguar Deus e homens trazendo paz e conciliação da família do céu com a família da terra. Ele é a porta e o caminho que nos leva de volta ao Pai.

• Quarta canção
“Digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” Ap. 5:12
Os muitos anjos, animais e anciãos ao redor do trono declaram sete motivos para dignidade do cordeiro:
Poder - O poder revela o caráter, Jesus não é corrompido por ele, habilidade de fazer e executar a vontade de Deus.
Riqueza - A riqueza prova o coração, Jesus não é corrompido por ela, ele usa sua riqueza para o bem de outros, era rico e se fez pobre (2Co 8:9).
Sabedoria – A sabedoria é o meio pelo qual Jesus consegue executar todas as coisas pra glória de Deus, tendo a habilidade de articular o plano de Deus sem violar o livre arbítrio de ninguém. Ele usa os meios menos severos pra gerar o quebrantamento mais profundo.
Força – Jesus não usa a força bruta, mas a expressa através do seu jeito, Ele sabe exatamente como usar a força, não com tirania, mas com humildade e mansidão.
Honra, Glória e Ações de graças - Todos concordarão com o plano de Deus no fim dessa Era.

• Quinta canção
“Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” Ap. 5:13
Adoração existe de fato por que Deus existe, tudo ao redor de Deus chama para uma resposta e a resposta é adoração.

Se Deus está presente, adoração é a única resposta possível.
Existem seres celestiais, que se assentam em tronos e possuem coroas de ouro, inúmeros olhos, asas, estão próximos de Deus todo tempo e não se cansam de adorá-lo e repetir continuamente seus atributos. Você precisa imitar a adoração e repetição celeste não para que Deus se convença de quem Ele É, mas até que você cresça nisto que é a coisa mais importante a fazer.


REFLEXÃO
1. Jesus abriu um caminho para sala do trono e está disponível para você. Você tem buscado conhecer este lugar?

2. Sua oração é guardada em taças de ouro no céu (Ap. 5:8) e isso gera a certeza que serão respondidas se estão alinhadas com a vontade de Deus. Olhando para sua vida de oração consegue imaginar o quão cheia ou vazia está sua taça de ouro?