Servir Diante de Deus

Feb 17, 2020    Marcos Sousa

2 Crônicas 29:11 diz: “Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, serdes seus ministros e queimardes incenso.”

Ser separado para servir a Deus é um privilégio, pois você passa mais tempo com Ele, tem uma maior consagração, um estilo de vida mais devoto e com menos distrações. E o foco deve ser tê-lo como o próprio galardão (Salmos 15:5-11). Deus é a sua herança eterna.

Alguns valores acerca do servir, são:

1) CONSAGRAÇÃO (Nm 6): Cultivar a soberania de Deus. A resposta para todas as coisas é submeter-se a Ele. A consagração de um Nazireu, por exemplo, era uma disposição que era feita com o fim de cultivar a soberania da vontade e vencer as baixas inclinações da natureza humana, tendo a significação de um sacrifício a Deus. Eles tinham três atitudes:

Não beber vinho – eles negavam a si mesmos e os prazeres legítimos desta vida a fim de experimentarem mais plenamente os supremos prazeres de conhecerem a Deus.
Não passar navalha na cabeça – o cabelo comprido aqui é uma marca pública, tendo assim a cura do medo de ser radical.

Não se aproximar de um corpo morto – é não tocar em algo que faça você morrer espiritualmente, buscando a pureza e a cultivar princípios morais sem ceder às pressões do mundo.

2) FOGO E DISCIPLINA: O coração do servo é movido pela paixão. Quando você substitui isso pela disciplina, gera alguém com o coração frio, e vice-versa. A consagração e a disciplina devem brotar do enchimento do fogo do Espírito.

3) ZELO (Nm 25:6-8): Se trata de dar valor, de ter zelo com o propósito, com a aliança, com a promessa.

4) FOCO EM DEUS (Lv 10:16-20): Deus está acima da atividade do servo, está acima do servir. É necessário relativizar o serviço para conseguir servir melhor, se questionando: oque Deus pensa sobre isso? E a resposta você encontrará no lugar de oração.

5) FIDELIDADE (Am 2:11-12): As pessoas vão tentar te corromper, mas é necessário se manter fiel.

As funções dos que são separados para Deus tem a intenção de cooperar com a restauração de todas as coisas, cooperando com a obra de Cristo e com a edificação do corpo. E isso se desdobra em três aspectos fundamentais: adorar diariamente, encontrar com Deus e interceder.


PARA REFLEXÃO


1. Uma vida devota é uma vida que cooperam e atraem a presença do Pai e tem privilégios eternos. Mas para isso é necessário o seu comprometimento e engajamento com o local de oração e com o serviço. Como você tem mantido a chama acesa para permanecer nesse lugar?

2. Dentre os valores e aspectos fundamentais para cooperar com a obra de Cristo e a edificação do corpo, há algo que você não tem feito hoje? Se arrependa, peça ao Espírito Santo para te ajudar e busque meios práticos para se engajar nisso!