Perseverando na vontade de Deus
"e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
Vós sois testemunhas destas coisas.
Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24:47-49
Qual é a resposta adequada a tudo o que estamos experimentando?
RESUMO
- Nem sempre as coisas irão acontecer do jeito que gostaríamos que acontecesse, mas sempre podemos cultivar um estilo de vida em torno da presença de Deus, em torno da grande ordem de Deus para as nossas vidas que faz com que, ao olharmos para trás, vemos uma história de perseverança. Quando olhamos para trás qual é o legado que deixamos?
- Altos e baixos na nossa vida fazem parte da narrativa da nossa vida junto com Jesus, pois temos momentos de fogo e apatia, alegria e tristeza. É uma mentira do diabo (religião) quando diz que viver de glória em glória dá tudo certo, pois teremos problemas e erraremos durante a nossa vida. Mesmo vivendo de glória em glória teremos problemas.
- Abraão é um exemplo disso, ele mentiu, teve péssimas decisões, não conseguiu esperar a promessa de Deus, porém 1 Co 4, diz que Abraão não duvidou, porque para Deus não desistir é o mesmo que não duvidar.
- Não desanimar, não desistir é o que Deus espera de nós, mesmo com dias ruins ou decisões ruins. Chegar ao fim com as decisões de hoje nos mantendo permanentemente conectados com o propósito de Deus.
- Deus quer que sejamos perseverantes. Deus avalia o sucesso na nossa vida de acordo com o modo que chegamos ao fim.
- Hoje precisamos tomar decisões que nos mantenham engajados com o plano de Deus para que a nossa história possa contar uma história de perseverança com Deus.
Como podemos perseverar?
Fazendo boas escolhas:
Jesus mandou seus discípulos fazer duas coisas que se retroalimentam. Como discípulos precisamos acatar as duas ordens, a de IR e ESPERAR.
A GRANDE COMISSÃO
IR E FAZER DISCÍPULOS.
A ordem prática é fazer discípulos onde estamos, no trabalho, na escola, nos nossos relacionamentos, na igreja, onde vivemos.
Lc 24.46-53 é complementado por At 1. – Lucas conta a história de quando Jesus aparece para os discípulos durante 40 dias até a descida do Espírito Santo que ocorreu 10 dias após a subida de Jesus aos céus. Em 1 Co 15 Paulo fala que Jesus foi visto por mais de 500 pessoas.
Lucas diz aos discípulos e aos 500 que era para eles fazerem discípulos em todas as nações a partir de Jerusalém, mas que era para eles esperarem na cidade, pois receberiam poder ao descer dos céus o Espirito Santo e eles seriam Suas testemunhas.
Devemos abraças as duas ordens:
Fazer discípulos
Esperar o poder do Espírito Santo.
Como isso se parece com nossos dias:
Precisamos abraçar a grande comissão de fazer discípulos por meio das as iniciativas que a nossa família de fé desenvolve.
Não apenas sentando com as pessoas, mas quando fazemos parte do movimento de discipulado, contribuição, frequência, engajamento, participação e atualização das informações para tomada de decisão.
Precisamos ter boas propostas para avançar na grande comissão, desenvolvendo trabalhos para esse objetivo, atingindo lugares e pessoas inimagináveis.
PAREM E ESPEREM – é o que nos capacita para fazer discípulos.
At 1.14- Um grupo de 120 pessoas perseveraram na reunião de oração (de mais de 500, apenas 120 esperaram).
COMO DEVEMOS AGIR HOJE?
Devemos escolher esperar e ter um protagonismo na história participando das reuniões de oração, participar do movimento de discipulado porque Deus é fiel e falou que viria.
Devemos tomar boas decisões com bases na ordem de Jesus:
1ª ordem – discipular
2ª ordem - orar
REFLEXÃO
Você está envolvido no movimento de discipulado da Base? Como tem sido sua frequência nas reuniões da IC?
Você já escolheu um horário na sala de oração? O que te impede?
Como a tua história está sendo escrita?