O que Deus está fazendo na crise - Panorama de Habacuque

May 10, 2020    Victor Vieira

“Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dEle toda a terra.” (Habacuque 2:20)


RESUMO

Estamos num momento de grande adversidade, uma pandemia mundial, nunca antes experimentada, mas podemos crer que tudo está nas mãos de Deus. Você pode se posicionar de duas formas diante desta situação:

Você pode “encurralar” Deus, questionando-O sobre esta tribulação, ou você pode observar o que Deus está fazendo, agradecer, e tirar o máximo de proveito desta circunstância.


Se Ele colocou você para dentro de casa com sua família, há um propósito nisso.

Se você olhar para o livro de Habacuque, é possível se tirar lições e relacionar o contexto vivido pelo autor do livro com o contexto atual do mundo.


Habacuque estava no reino de Judá, antes de Judá ser invadido pelos caldeus (babilônicos). Ele estava profetizando a partir de um lugar de medo/desespero por causa das circunstâncias. Ele estava escrevendo com a sua nação cercada, provavelmente trancado em um lugar seguro, não tinha liberdade para ir onde queria, por que os babilônicos estavam prestes a invadir Jerusalém. Habacuque, naquele momento, foi um profeta que não conseguia enxergar o propósito de Deus, pois tinha os olhos restritos apenas à situação que estava passando. Mas o Senhor o convida a enxergar além: observar o que Ele estava fazendo entre as nações (Hc 1:5).


Convites de Deus

1. Viver pela fé

Se você não está entendendo nada do que está acontecendo, ore. Isto é, o Senhor te convida a não olhar para essa leve e momentânea tribulação (2 Co 4:17-18), mas olhar para o propósito dEle, e viver pela fé (Hc 2:4). O melhor exemplo a ser seguido é o de Jesus, que andou pela fé, morreu como um cordeiro mudo, mas ressuscitou. Ou seja, Ele não te convida para algo que Ele mesmo não tenha passado.


2. Se conectar com o projeto de Deus

Você pode ter projetos legais, você pode impactar algumas pessoas, ou até uma geração, mas o projeto de Deus é cobrir toda Terra com sua
glória (Hc 2:14). Você vai sentir o máximo do que Ele pensa/diz sobre você. Ele quer que você se encha da sua glória, sem barreiras. E Ele quer fazer isso sobre todos.


3. Olhar para Ele e para o resplendor da sua glória

Deus nunca perdeu o controle das coisas, pelo contrário, Ele faz com que as coisas cooperam para o bem dos que o amam (Rm 8:28). Ele está mais preocupado com o seu desenvolvimento do que com o seu conforto. Então agora é o momento olhar para o Senhor no seu templo e calar-se. Deus quer que você esteja diante dEle de olhos abertos e boca fechada, até que tudo que você diga, seja: Eu vou viver para a sua glória, pela fé (Hc 2:20).



Conclusão

Habacuque experimentou os juízos de Deus, sentou-se calado diante do Deus que está assentado no trono, viu a resposta de Deus, que é o seu Filho Jesus, Glorioso, julgando as nações, e então respondeu em forma de poesia com uma bela canção (Hc 3:17-19).


REFLEXÃO

1. O mundo está em um momento difícil, de grande adversidade, e como tem sido seu posicionamento diante disso? Você tem reclamado ou tem aproveitado para estar diante de Deus?

2. Como tem estado o seu coração diante de Deus? Você tem “encurralado” Deus, ou você tem observado o que Ele está fazendo e agradecido?

3. Deus tem um propósito, que é encher a terra de filhos semelhantes ao seu filho Jesus, restituindo assim o plano inicial, espalhar o Éden sobre a terra, e nada sai do controle das mãos dEle. Se você não está entendendo a situação atual, ore por revelação, pare diante de Deus, cale-se e contemple aquele que está no santo templo assentado no trono.