Uma Resposta Possível - Parte 2

Jun 14, 2020    Victor Vieira

“E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (João 17:26)


RESUMO

Na mensagem anterior, vimos uma resposta possível de se dar, enquanto discípulo de Jesus, em meio à atual Crise Politica, à Pandemia Global, Fechamento da Igreja, Crises Emocionais, Racismo, Machismo, etc. Isto é, revelar quem Jesus é, e ser profético, independente da circunstância.

Agora, enquanto igreja local e comunidade de fé, como a mensagem que a Base carrega pode responder à crise atual? Como você pode andar em unidade com a igreja no seu discurso e no seu estilo de vida, para que você possa representar o coração de Deus em meio a esta crise?

A família Base presa por três aspectos fundamentais: Zelar pela presença de Deus; Cuidar bem uns dos outros; Incluir outras pessoas neste processo.
Três aspectos centrais da Base:

Zelar pela presença de Deus

O zelo pela presença de Deus em nosso meio pode gerar conforto para aquela pessoa que está em crise, transformação para aquela pessoa que está perdida, e o mais importante, pode gerar esperança de que Jesus um dia vai estabelecer o seu Reino de forma permanente na terra. (Ap 21:1-4)

Cuidar bem uns dos outros

Cuidar bem uns dos outros é uma tarefa muito importante, pois nesse processo é possível acolher quem está desamparado e distante. Cuidar bem uns dos outros também ressignifica o que é ser igreja, o que é pastoreio, e o que o é relacionamento. Isto é algo muito importante nos dias atuais por conta da visão deturpada sobre a igreja que muitas experiências negativas podem ter causado. Cuidar bem uns dos outros também inclui empoderar a pessoa, visto que proporciona pertencimento.

Incluir outras pessoas

O movimento de inclusão de outras pessoas nesse processo é uma proclamação profética, é uma mensagem que resgata, e que também norteia as pessoas. A mensagem de incluir novos é um convite para que pessoas se arrependam e se alinhem com o Reino de Deus. Ou seja, participar da alegria da salvação, da família, da alegria que a nós são proporcionados.

Sendo assim, o permanente movimento de incluir outras pessoas proclama uma mensagem que transforma, mas que também resgata aquela pessoa que está perdida, apontando a direção: Cristo.


REFLEXÃO

1 - Jesus orou para que o amor que o Pai tem por ele também fosse revelado a nós, e que o próprio Jesus também estivesse em nós (Jo 17:26). Você tem se apropriado dessa palavra? E, a partir disso, você tem auxiliado outra(s) pessoa(s) a se apropriar dessa palavra?

2 - A quanto tempo você está em comunhão com a Base? Quanto da mensagem que ela carrega te representa e você pode replicar?

3 - Quando você se depara com uma situação de crise, onde é necessário representar e manifestar a vontade de Deus, o quanto dessa mensagem você tem para dar?