A resposta para a crise está nas escrituras

Jun 21, 2020    Victor Vieira

"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza." Daniel 9:2-3.

"Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente." Daniel 12:3.

RESUMO

Através da narrativa bíblica sobre a vida de Daniel é possível elencar algumas formas de como se posicionar para alcançar uma resposta adequada/profética de Deus em meio à crise. Detalhes da história do profeta podem ser aplicados no contexto em que o mundo se encontra e através da revelação das Escrituras você pode receber discernimento sobre o que Ele anseia realizar em tempos difíceis. Existe uma recompensa para aqueles que buscam o conhecimento de Deus e a resposta da crise se encontra na pessoa de Jesus revelada.

Contexto

O profeta Daniel foi vítima de um sequestro quando a Babilônia invadiu Judá, região sul de Israel. Assim, o povo judeu ficou em cativeiro tendo seu templo e cidade destruídos pelos babilônicos. Daniel que fazia parte da realeza de Judá, foi arrancado do seu habitat natural e obrigado a viver em meio à cultura e ciências babilônicas. Apesar de imerso na Babilônia e passar por diversas situações adversas, Daniel interagiu com a realeza sem se corromper. Ele proclamou através da sua vida o poder da constância e de se posicionar com firmeza nas promessas de Deus. Ao se posicionar em ler as Escrituras, orar e jejuar, ele obteve a resposta e recompensa diretamente do Pai.

O posicionamento, a resposta adequada e a recompensa de Daniel

Posicionamento ao ler as Escrituras - Daniel compreendeu a estação pela qual seu povo estava passando através da leitura de livros proféticos, mais especificamente as descrições do profeta Jeremias. Assim como Daniel, para se obter uma resposta adequada em meio ao caos, é necessário se posicionar quanto ao estudo aprofundado da Bíblia. A expectativa de Deus é Ele mesmo se revelar a você através das letras sagradas. Daniel “abraçou” a leitura correta e a ele foi revelada a promessa de setenta anos de cativeiro do povo de Israel e sua restauração (Dn 9:2). Da mesma forma, é necessário olhar para os profetas, estudar a Palavra e buscar entendimento bíblico para os dias atuais. Esse tipo de posicionamento pode te levar a uma direção profética de como o Senhor quer te liderar até o final dessa crise.

Resposta adequada - Por corresponder de maneira correta em oração e jejum, Daniel descobriu o que Deus havia prometido fazer e recebeu uma visita angelical diretamente dos céus (Dn 9) . Paralelamente, no momento atual você é convocado a compreender o que Deus irá fazer e de que forma Ele irá liderar o seu povo para fora da crise.


Recompensa - Ao fim de seu ministério e vida, Daniel diz que os sábios, irão resplandecer (Dn 12:3). A recompensa de se aprofundar na Palavra e ser instruído é adquirir uma glória brilhante em seu corpo, de forma literal! Aqueles que ensinam justiça terão o brilho do Senhor. Trata-se de uma vida reluzente pelo fato de se debruçar nas Escrituras e poder instruir outros. Neste momento em que o mundo encontra-se em escuridão, você pode ser aquele que irá resplandecer e sinalizar o caminho daqueles que ainda possuem dificuldades para enxergar e andar. Apesar do sentido figurado agora, a recompensa é literal na Eternidade.


REFLEXÃO

I – O que você tem lido? Qual tem sido o seu discurso durante a pandemia? Você acredita que o que você tem lido está alinhado ao que Deus quer proclamar profeticamente através da Igreja no contexto atual?

II – Você enxerga a possibilidade de instruir outros irmãos de caminhada? Como você tem lidado com as dificuldades dos demais e resplandecido luz sobre as situações?

III - Dinâmica: Escolha um irmão ou irmã da sua IC e o/a comunique (em mensagem de voz) sobre a mensagem que a vida dele(a) em Cristo revela a você!