Duas coisas que Deus faz no deserto

May 17, 2020    Victor Vieira

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.
Oséias 2:14

Quem, pois, é esta que sobe do deserto, encostada em seu Amado?
Cântico dos Cânticos 8:5


RESUMO


Diante da circunstância atual é possível enxergar, de acordo com a Palavra de Deus, a crise como uma oportunidade de nortear o seu coração ao encontro Dele. Ao estar disponível e adquirir instruções, o discípulo possui a sua condição revelada e o Pai o ampara a “navegar” em meio às trevas. Existem duas finalidades durante o processo das circunstâncias difíceis conforme o início e fim delas: Deus ter acesso ao seu coração e você sair totalmente dependente Dele, respectivamente.

A Condição Revelada na Crise


Deus usa a história do profeta Oséias casado com uma prostituta para revelar a inclinação do coração de Israel à outros deuses. Assim como o povo naquele tempo, a Igreja dos dias atuais também tende a prostituir o seu relacionamento com o Senhor na busca de viver circunstâncias que não correspondem à santidade e majestade Dele. Diante disso, Deus não está interessado em colocar culpa sobre a identidade dos seus filhos, mas sim revelá-los a sua atual condição e por Sua bondade conduzi-los ao arrependimento. Esse processo é para ressaltar o quão profundo Ele deseja se relaciona com você e como Ele anseia te conduzir em circunstâncias difíceis da vida, revelando o seu inestimável valor para Ele.

As Finalidades do Deserto:

Deus ter acesso ao seu coração - Oséias 2:14 revela a intenção do Pai em atrair os seus ao deserto. Deus usa as crises da história com a principal finalidade de falar ao coração do Seu povo. A crise não é o reflexo da ira de Deus mas sim uma forma de atrair os corações ao lugar em que Ele falará. Apesar de ser um lugar árido e de dificuldade, o deserto também trata-se de um lugar de encontro e revelação do Senhor. Ele não perdeu o controle situação. Na verdade Ele está movendo pessoas e circunstâncias para que você possa experimentá-lo e ouvi-lo.

Receber o total amparo e ser dependente Dele - No Cântico dos Cânticos 8 é possível compreender o que Deus anseia após conduzir seus filhos ao deserto: dependência total do Amado. O deserto não é um castigo pelo nosso mau comportamento mas sim uma forma Dele de levar os discípulos disponíveis a receber Suas palavras e direções. É um padrão que Deus segue com os Seus, e isso está registrado durante toda a narrativa bíblica. Seu desejo é que seus filhos saiam da crise com corações inteiramente reclinados Nele.


REFLEXÃO

I – O isolamento e o cessar das atividades cotidianas revelaram uma profundidade ou um distanciamento em sua caminhada com o Pai? Aproveite para corresponder ao convite para o deserto e deixe sua condição ser revelada pela bondade Dele!

II – De que maneira prática você tem deixado Deus acessar ao seu coração nesse tempo?