7 segredos para manter a chama acesa no lugar de oração

Apr 19, 2020    Victor Vieira

e lhes disse: “Está escrito: ’A minha casa será chamada casa de oração’(...)”. Mateus 21.13

RESUMO

Estar no lugar de oração continuamente deve fazer parte da trajetória de todo cristão. Deus expressa sua satisfação quando separamos tempo com Ele. Ele anseia se conectar com sua criação dia e noite, e para atender ao Seu desejo você precisa estabelecer dinâmicas, separando ferramentas específicas que auxiliam nessa jornada mantendo a chama sempre acesa.

Sete dicas fundamentais sobre a vida de oração que podem auxiliar você nos momentos em que não sente o desejo de orar:

1) Nunca dependa dos seus sentimentos – Não deixe que suas emoções vençam a necessidade que seu espírito tem de conversar com o Pai. Ore independente de estar sentindo algo ou não. Poucas palavras em disciplina mantém você alinhado com o coração de Deus.

2) Faça uma oração bíblica – Separe textos para orar de acordo com o momento que está vivendo. Passar por uma crise, se aprofundar em um momento devocional, falar em público ou ensinar algo aos filhos se tornam tarefas mais fáceis quando você busca nas escrituras uma oração que teve resultados positivos em um contexto igual ou parecido com o seu.

3) Ore os atributos de Deus – Declarar a palavra de Deus para Ele mesmo é a melhor forma de não errar em uma oração. Escolha passagens bíblicas, procure características que você ama em Deus e ore isto para Ele mesmo destacando a influência deste título sobre você.

4) Agradeça a Deus pelo que Ele já fez – Deus tem uma capacidade inesgotável de nos abençoar. Relembre os feitos dEle por você e seja grato por isso. Separe uma lista memorial com todos os benefícios que já recebeu iniciando com o melhor bem que já houve: O de nos enviar seu filho Jesus.

5) Faça uma lista de pedidos – Descreva necessidades de oração pedindo que Deus as atenda e aponte quando forem atingidas pelo favor dEle, assim você poderá ver com facilidade a fidelidade de Deus em sua vida.

6) Ore pelos outros – Demonstre e manifeste amor e empatia pelos outros orando por eles. Peça que Deus libere seus atributos relacionados a situações específicas de necessidade.

7) Confiança e inspiração – Jesus está orando por você continuamente, você pode confiar e se inspirar no exemplo dEle e assim ter certeza do que Ele diz a seu respeito. Existe prazer em Deus conceder o que Jesus pede.

Deus está sempre nos convidando de volta para estar no lugar de oração. Que você possa fazer parte do povo que ora continuamente, abraçando este estilo de vida que não envolve aceitar passivamente as circunstâncias, mas sim suportar e passar por elas juntamente com Jesus.

REFLEXÃO

1. Oração é a chave que nos permite conversar diretamente com nosso criador. Você consegue enxergar a importância dessa ferramenta e o quanto ela interfere em sua vida? Você tem tido sucesso em manter a disciplina de oração? Se existe dificuldade nesse aspecto, invista tempo em formas práticas de aplicar este anseio de Deus em sua jornada e assim se manter alinhado com Sua vontade.

2. Hebreus 7:25 descreve Jesus como nosso intercessor direto que está sempre disponível e disposto a nos auxiliar. Você consegue contabilizar quantas vezes esse auxílio foi fundamental em sua vida? Separe um tempo para agradecer por esse atributo de Jesus, pelos exemplos de oração que deixou e por preparar este meio como acesso direto a Deus.