A resposta de Deus para a crise do fim

Mar 22, 2020    Victor Vieira

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. I Pedro 4.7-10

RESUMO

Em períodos de crise as pessoas tendem ao desespero, o medo as cega e faz com que percam a clareza olhando apenas para as circunstâncias, o que desencadeia uma série de reações emocionais e físicas. Por isso você deve se colocar em posição para responder adequadamente às adversidades, ancorando seu coração em Deus e nas suas promessas.

Jesus deseja liderar em meio à crise. Ele te chama para participar desse momento em dependência, ouvindo e seguindo Suas orientações.

O apóstolo Pedro deixa algumas direções para viver esse período sabiamente, colocando Deus em primeiro lugar e amando o próximo como a nós mesmos:


Vigiar – Cultivar um espírito profético enquanto observamos as escrituras e olhamos para a nação de Israel e para as circunstancias da igreja. Não ter medo, ficar sóbrio, ver as coisas com clareza, ser consciente.

Orar – A oração é a arma secreta de Jesus para o fim dos tempos, é a manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8.19), está diretamente relacionada a forma como nos portamos nos momentos de adversidade. Uma igreja que ora se coloca de pé diante de qualquer circunstância.


Nos versículos de 8 a 10 encontramos formas de engajar no nosso cotidiano: Amando ardentemente uns aos outros (vers.8), sendo hospitaleiros (vers.9) e servindo uns aos outros (vers.10).

Quando você foca no problema, perde a oportunidade de amar e servir o próximo segundo os dons que Deus te concedeu. É preciso, diariamente, alinhar a direção da sua mente e coração para ser discípulo do maior exemplo: Jesus.


REFLEXÃO

1. Em meio aos acontecimentos, notícias de desordem e mortes pelo mundo, a Bíblia nos diz em Mateus 6 que Deus cuida de nós.

Você tem confiado no sustento do Pai?

Saber que as coisas ficarão mais intensas te causa medo?

Medite neste capítulo durante estes dias e encha seu coração de esperança no Deus que supre todas as nossas necessidades.

2. Estamos vivendo um tempo de preparação em que a iniquidade aumenta, o amor se esfria, surgem doenças e adversidades. Os versículos de 8 a 10 de 1 Pedro 4 nos entregam chaves para responder positivamente ao caos do mundo.

Você consegue enxergar as oportunidades de ser igreja nesse período?

Como você tem usado este tempo?

Reflita em I Coríntios 12 e Romanos 12 pensando no que você pode ser útil de acordo com as habilidades que Deus te concedeu.