O que fazer enquanto esperamos?
Mateus 24:14 – "As boas novas a respeito do reino serão anunciadas em todo o mundo, para que todas as nações as ouçam; então, virá o fim."
O sentido final da história, entre a ascensão de nosso Senhor e seu retorno em glória, encontra-se na expansão e no trabalho do evangelho no mundo.
A preparação para o evangelho e a expansão do evangelho entre as nações é o último e maior propósito redentor de Deus nos nossos dias.
A igreja tem um papel muito importante na dinâmica do fim, a missão da igreja não é sua autopreservação, mas sim a expansão com a pregação do evangelho do Reino entre todas as nações.
Nós temos um papel central na dinâmica da eternidade, pois é na realização da nossa missão que se cumpre o propósito divino para a humanidade.
Mais uma vez Deus escolheu fazer parceria com os homens no cumprimento dos seus propósitos eternos, é um grande privilégio para nós podermos nos achegar a Deus como cooperadores dos seus propósitos.
Nesse sentido a igreja é a instituição mais importante presente na terra, nenhuma outra tem um propósito tão forte, e pode cooperar de forma tão ativa para o cumprimento dos propósitos eternos. Devemos nos sentir orgulhosos de fazer parte de uma instituição tão importante assim!
Ele virá quando tivermos cumprido a nossa parte no acordo, Ele é gentil e escolhe esperar por nós, se temos vontade de vê-lo, se ansiamos pela sua presença aqui e agora, o que precisamos fazer é trabalhar na expansão dessa gloriosa mensagem.
Mas, infelizmente muitas vezes somos um povo desobediente, discutimos sobre as vãs filosofias, doutrinas, usos e costumes, e nos esquecemos de olhar para a nossa missão e cumpri-la.
Nosso papel não é salvar o mundo, do verso 15 em diante vemos que a terra passará por muitos problemas, não devemos assumir um otimismo irreal de que somos a salvação do mundo, não podemos desanimar quando os tempos perversos chegarem.
No entanto, não há espaço para um pessimismo absoluto, nos últimos dias viveremos uma era gloriosa para a igreja, no que tange o derramar do Espírito (At.2:17), é verdade que muitos apostatarão da fé, mas muitos serão cheios como nunca antes e levarão a mensagem do evangelho até que Ele venha.
O derramar do Espírito acontecerá para que possamos pregar a palavra com ousadia, operar sinais e maravilhas em nome do Senhor. At(4:29-31)
Não somos pessimistas que acham que não há o que fazer e devemos apenas esperar, e tampouco otimistas que pensam que vamos evangelizar o mundo e entregar um lugar pronto e redimido para que Ele venha reinar!
Somos realistas, sabemos da perversidade desta era, mas mesmo assim saímos na nossa missão de evangelização global a fim de conquistar a última e maior vitória.
Se você ama o Senhor irá empreender seus melhores esforços para levar o evangelho por todo o mundo. A grande comissão (Mt 28:18-20) não pode ser encarada de maneira leviana. Toda autoridade lhe foi dada, isso quer dizer que esta era perversa foi invadida, na pessoa de Cristo, e que Ele estende o seu governo através daqueles que entregam seus corações.
Não nos é concedido apenas aguardar, mas viver uma vida de Santidade e devoção de maneira a apressar a sua vinda. (2Pe. 3:11-12)