Falar Ousadamente

Oct 20, 2019    Victor Vieira

Você é chamado para proclamar o evangelho do Reino, e é desafiado a falar com ousadia, mesmo sofrendo consequências, como a perseguição. Mas sabendo que “bem aventurado é aquele que sofre por mim”, e quando Jesus disser “servo bom e fiel”, tudo terá valido a pena.

I - Porque você é convidado a falar com ousadia?

1 - Porque Jesus é a verdade (João 14:6) - E por isso você pode proclamar com
confiança.

2 - Porque Jesus dá testemunho da verdade (João 18:37) - Você não está levando uma mensagem qualquer, você está proclamando a causa.

3 - Porque Jesus é a fiel testemunha (Apocalipse 1:5) - Isso faz com que você possa acreditar em tudo que Ele fala.

É importante falar a verdade em amor. A verdade é um conselho completo, é todo o conselho de Deus contido nas escrituras.
Nenhuma parte deve ser negligenciada. Tanto as verdades positivas quanto as negativas devem ser faladas. Mesmo tendo medo das verdades negativas, você deve falar sem recuar.

II - Como precursor, você deve ser:

Bíblico - Não fala algo que não está fundamentado na Bíblia.
Claro - Ser de fácil entendimento. É necessário ser objetivo.
Ousado - A ousadia tem a ver com não ter medo de ser rejeitado.
Amoroso - Comunica com amor e sem amargura. O objetivo do precursor é levar a verdade, não ganhar uma discussão.
Humilde - O precursor faz o que faz sem o interesse pessoal.

III - Como ser uma testemunha fiel agora e no fim dos tempos:

Pregue o evangelho - Existem ainda lugares que não foram alcançados. Você precisa se engajar para que uma multidão esteja diante do trono de Deus.

Exponha mentiras - Não exponha a vergonha e imaturidade das pessoas, mas exponha a mentira se você estiver enraizado na verdade. Existem 3 níveis de mentiras:

I – Heresia: Elas impedem a salvação das pessoas.

II – Engano: Serve para impedir a comunhão entre os irmãos.

III – Erro: Pessoas vão acertar e pessoas vão errar, mas é preciso caminhar com elas.

Avise sobre o juízo profético - Deus deseja estender misericórdia para todo mundo. E o Seu juízo tem a finalidade de libertar o oprimido e impedir que o opressor continue oprimido.

Seja um intercessor - É o principal lugar de fala. É nesse lugar que você expressa o anseio por Jesus.

Entenda que a dureza dos corações será revelada - Não fique chateado, não é pessoal. Muitas pessoas vão se converter e muitas não.

Libere os juízos de Deus por meio da intercessão. Os precursores serão parceiros de Deus na liberação dos juízos, através da oração e da intercessão.

II. PARA REFLEXÃO

1. Você tem dificuldade em anunciar as verdades da mensagem (tanto positivas quanto negativas)? Saber que Jesus é a verdade e você pode proclamar com confiança, que Ele dá testemunho e por isso você não está levando uma mensagem qualquer e sim uma causa e que Ele é fiel e por isso você pode acreditar em tudo que Ele fala, te encorajou a falar ousadamente?

2. Quando você anuncia a mensagem de Cristo, você tem sido bíblico, claro, ousado, amoroso e humilde? Há algo que você precise se dedicar em melhorar?

3. Você tem sido uma testemunha fiel de Jesus? Diante de algumas dicas acima para praticar isso, há algo que você tenha facilidade em fazer? Comece por esse ponto e peça a Deus sabedoria diante dos outros.