Atos de Justiça que Exaltam Jesus e Transformam o mundo

Sep 15, 2019    Wanderson Oliveira

RESUMO DO ASSUNTO

Em Miquéias 6:8 diz “[…] pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus(?)”.

Isto é, Jesus convida sua igreja para desenvolver justiça, e a sua intenção é levar equilíbrio a todas as nações.


Atos de justiça não se limita a cuidar do pobre, do necessitado, do órfão e da viúva. Isso faz parte, mas não é somente isso. É também influenciar e levar o caráter e o coração de Jesus nas sete (7) áreas da sociedade, que são: família, educação, governo, economia, artes, meios de comunicação e religião.

Sendo assim, Deus te chama para carregar a justiça do seu Reino, para que o ambiente da posição em que você ocupa na sociedade seja impactado com o poder e amor de Deus.


DESENVOLVENDO O CORAÇÃO PARA FAZER JUSTIÇA

Existem alguns passos que você pode dar para desenvolver um coração inclinado para fazer justiça segundo a vontade do Senhor. Três deles, são:

A) Desenvolver boas obras que glorifiquem a Deus – O objetivo de levar a justiça de Deus vai além de desenvolver ações humanitárias. O objetivo principal é dar glória para Deus, revelando o amor dEle através de ações.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe. 2:9).

Isto é, as boas obras fluem da revelação de que somos amados por Deus e que as pessoas que ajudamos são preciosas para Ele.

B) Fidelidade, regularidade e persistência – Se você quer carregar a justiça de Deus para alguma causa, saiba que isso vai te custar muita coisa. Isso vai demandar seu tempo, seu dinheiro, suas emoções, etc. Você precisará ser fiel a causa.

Manter regularidade e persistência em fazer boas obras é o componente essencial para impactar as pessoas com o amor de Deus e vencer a incredulidade.

C) Oração e intercessão – Orar/interceder sobre determinada causa é fundamental. Suas práticas de justiça serão mais eficazes quando enraizadas em uma vida de oração. Atos de justiça e oração devem estar alinhados.


Em 2 Co. 3:18, diz que agora, por conta do sacrifício de Cristo na cruz, você é livre para entrar na sala do trono de Deus e contemplá-lo, e a partir disso, você é transformado de glória em glória na mesma imagem que você vê. Em Sl. 89:14 fala que justiça e retidão são a base do trono de Deus. Logo, se você contemplar a Deus, você será cheio da justiça dEle, e mais capacitado para impactar segundo a justiça e retidão que vem do trono de Deus.

PARA REFLEXÃO

1) Em que área de influência você se encaixa? Você está fazendo justiça nesta área?

2) Para você levar a justiça de Deus, você precisa ser constante naquilo que você se propõe a fazer. Você já iniciou alguma ação em alguma esfera da sociedade que visava levar a justiça de Deus, que não foi levado a diante? Ore para que você consiga ser regular em suas ações.

3) Na sociedade atual existem coisas que precisam ser ajustadas através da justiça que provém da cultura do Reino de Deus. Reflita em algo que te incomoda muito no atual momento da sociedade. Você é convidado a influenciar este meio, e levar a cultura do Reino de Deus para esta área.