Viver em Santidade

Oct 6, 2019    Stéphanie Vieira

Geralmente é cultivado no meio da igreja a ideia de que santidade é um conjunto de regras que devemos ou não seguir, na tentativa de fazer com que o desejo humano pelo prazer seja freado.

Mas em 1 Pedro 1:15-16 diz “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, por que eu sou santo”. Logo, desenvolver santidade é buscar viver como Jesus vive. Uma vida de santidade não é anular a vontade que o ser humano tem de sentir prazer, mas uma vida de santidade é se deleitar nos prazeres superiores que Jesus proporciona. E ele te convida a viver desta forma.

II. VALORES FUNDAMENTAIS DE UMA VIDA DE BUSCA POR SANTIDADE

A. Manter-se pré-ocupado(a) com prazeres superiores – Frequentemente o prazer é ligado a coisas ou práticas pecaminosas. Porém, na verdade, o desejo do prazer e o desejo por fascinação, são desejos que Deus planejou colocar em você.

O prazer superior é viver uma vida para conhecer a Deus, conhecer sua majestade, se dedicar a presença dEle. Isto é, receber revelação de quem Deus Pai e Deus Filho são, através do Espírito Santo.

Quando o anseio humano por deleite é entregue a prazeres inferiores, geralmente é gerado sentimentos de culpa, dores, dependências. Mas os prazeres superiores traz paz, cura, liberta. No momento em que você coloca o seu anseio por prazer em Deus, e vive essa interação divina, a influência de Deus te impulsiona a continuar vivendo o estilo de vida de santidade, pois os outros prazeres perdem a sedução diante de você.

B. Determinar o coração à obediência constante – Se você quer desenvolver um estilo de vida de santidade é necessário submeter-se a Deus por inteiro(a), obedecendo-o de forma intencional (mesmo que de forma imatura) e constante em todas as áreas da sua vida. Em João 14:15, Jesus diz “Se vocês me amam, obedeçam os meus mandamentos”. Se Jesus pede para você obedecer os mandamentos dEle, é por que ele vai te capacitar para isso.


PARA REFLEXÃO

1. Deus te criou com um anseio profundo de amar com todo o seu coração. E você não viverá plenamente até que você posicione o seu Pcoração para que seja inteiramente dEle. Algo ou alguém tem tomado o lugar de Deus em sua vida? Se sim, reposicione seu coração para que você possa viver a plenitude em Deus.

2. Quando você se ocupa demais com prazeres inferiores, você se torna espiritualmente entediado(a) e vulnerável às distrações. Reflita por alguns instantes. Algum prazer inferior tem te levado a perder o foco dos prazeres superiores?

3. Aquele que segue a Deus com o coração dividido luta com as sensações de vazio, esgotamento, tédio e descontentamento com muito mais frequência. Você tem sido essa pessoa? Ore se entregando por inteiro e pedindo para que Deus te capacite a obedecê-lo com veemência.