Jejuar Semanalmente
Faz parte das atividades do precursor ter um estilo de vida que inclua o jejum semanalmente. Jejuar posiciona o coração adequadamente diante de Deus, sendo uma dinâmica fundamental para tornar-se um mensageiro eficaz, pois possibilita que o poder de Deus se aperfeiçoe em sua fraqueza.
Biblicamente, jejuar significa restringir a força natural adquirida pelos alimentos, para se posicionar diante de Deus de modo que os sentidos espirituais estejam mais aguçados às ações do Espirito Santo, e nosso caráter seja moldado.
O jejum não tem por objetivo pressionar e/ou barganhar com Deus, nem serve para provar algo para os outros. Ele é uma decisão de se tornar fraco voluntariamente para depender mais do poder de dEle (2 Co12:9).
Mateus 6:16-18 ensina sobre a frequência de jejuar, pois o verso que diz “Quando jejuardes...” (v.17), traz o senso de que é algo continuo, e não uma prática a ser realizada uma única vez. E mostra de que maneira deve-se realizar o jejum, o fazendo secretamente para que o Pai que vê em secreto te recompense, e não esforçando-se para que outros percebam que você está em jejum a fim de elevar sua reputação.
Mentiras sobre o jejum:
1) A correria do cotidiano me impede de jejuar – para jejuar é preciso decidir obstinadamente faze-lo, e assim se preparar de maneira que a rotina se adeque ao jejum;
2) Medo de praticar - A sensação de “não sei se consigo realizar um jejum” gerada pelo medo, é pior do que efetivamente praticar.
Motivos para bíblicos para jejuar:
1) Poder de Deus – Mais do poder dEle é liberado de maneira que fluir no sobrenatural torna-se mais natural;
2) Promessas – As promessas especificas que Deus tem para você, começam a ser destravadas, à medida que você ouve e corresponde com Seus convites;
3) Crises – Deus permite sua participação através do jejum naquilo que Ele deseja realizar sobre uma situação conflituosa;
4) Revelação – Mais de Deus (quem Ele é), é disponibilizado para aqueles que se posicionam diante dEle;
5) Proteção/Livramento – É possibilitado tornar-se parceiro dEle e intervir por livramento e proteção;
6) Direção – Torna-se mais sensível aquilo que Ele já está comunicando a respeito de determinadas situações, de modo que você tenha discernimento de qual direção seguir;
7) Saudades – A fome, sede, desejo por Sua presença são aumentados (Mt 9:14-15).
IMPORTANTE: No período do Jejum, separe momento devocional para receber o que Deus quer oferecer, caso contrário você apenas estará passando fome.
PARA REFLEXÃO
1- Sabendo que o jejum é uma atividade fundamental do percursor, convidamos você a iniciar ainda hoje um jejum de 21 dias. Você pode fazer o jejum de Daniel, jejum de apenas uma refeição ao dia ou de ingerir apenas líquidos.
2- Quais hábitos ou práticas da sua rotina você percebe como dificultador para iniciar o jejum? Seja intencional (e inteligente) em mudar o seu estilo de vida.