Avivamento

Jun 19, 2022    Felipe Merotto

Conceito: é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Este é um termo bastante usado no âmbito religioso para se referir ao período de renovação espiritual.

Embora não haja a palavra avivamento na bíblia, podemos ver isso acontecendo em diversas passagens, as mais famosas sem dúvida estão descritas no livro de Atos, mas hoje vamos falar sobre o avivamento de Gales

O país de Gales é um principado do Reino Unido, no século 20 tinha uma população de cerca de um milhão de pessoas.
A principal atividade econômica era a exploração das minas de carvão.
Era uma região cheia de igrejas e com muitos pregadores, mas faltava algo – Paixão pela mensagem.

Um dos pregadores proeminentes da época dizia “A maior necessidade da nação galesa hoje é avivamento espiritual” – Dean Howell.

Muitas pessoas começaram a orar por avivamento, reconhecendo que o estado espiritual em que estavam não era o que deveria ser.

A pergunta que gerou grande incomodo: “O que Jesus significa para você?”
Saber sobre Deus não significa conhecer a Deus!

Evan Roberts era um jovem, simples, mas apaixonado por Jesus, ele foi um dos precursores e certamente o mais famoso nome no avivamento de Gales.
Sua sede por mais de Deus chamava atenção, e Roberts não perdia uma reunião de oração com medo de perder o que poderia acontecer quando o Espirito Santo estivesses presente.
Sua palavra era quase sempre a mesma, e contemplava quatro pontos

Arrependimento:
Nenhum avivamento genuíno pode existir sem que haja arrependimento.
Isaias 59:1-2: Ouçam! O Braço do Senhor não é fraco demais para salvá-los, nem seu ouvido é surdo para ouvi-los. Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá.

O avivamento é a manifestação da presença de Deus em uma pessoa ou conjunto de pessoas, isso deve trazer consigo temor do Senhor, esse temor deve produzir arrependimento e santidade.

Êxodo 20:20 – Moises respondeu: “Não tenha medo, pois Deus veio desse modo para prova-los e para que o temor a ele os impeça de pecar”.

Reconciliação: se houver alguma barreira com qualquer pessoa, remova-a. Se tiver causado prejuízo a alguém, restitua. Acerte qualquer mal, não deixe nenhuma sombra, perdoe para ser perdoado.

Fome:
Isaias 64: 1 Quem dera abrisses os céus e descesses!

Precisamos estar apaixonados, desesperados, desejosos para que Ele venha.
A paixão pela palavra é um elemento fundamental em um cristão avivado.


Transformação:
Gálatas 5: 22-24 Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana.


A oração de Roberts também se repetia vez após vez: “Envie o Espirito Santo agora, por amor a Jesus”.

Outro ponto importante, o senso da presença de Deus era muito forte.

Nem todas as reuniões eram cheias de gozo e poder, as vezes Ele vinha no silêncio, e ensinava sobre perseverança, mas todas as reuniões eram cheias de expectativa e amor pela presença de Deus, ninguém queria sair dali, tamanho o gozo pela presença.

O fato de isso ter ocorrido em um pais sem grande expressão, ter iniciado com jovens, sendo o principal líder alguém com apenas 19 anos de idade, e ter se iniciado com simples reuniões de oração, mas cheias de paixão, nos mostra que é possível experimentar mais de Deus, mesmo em pequenos grupos sem grandes plataformas.