Oração pt.2

Feb 13, 2022    Felipe Merotto

Quatro segredos para manter uma vida de oração.

Na semana passada aprendemos que a oração não é uma atividade apenas dessa era, que Jesus é o nosso modelo, pois Ele está orando agora, e que buscar ter uma vida de oração é a coisa mais importante que podemos fazer.

Hoje vamos aprender 4 segredos para manter a nossa vida de oração.

Se formos bem sucedidos em nossa vida de oração, seremos bem sucedidos em nosso relacionamento com Deus! Apesar de muitas coisas em nossas vidas ainda não estarem como gostaríamos, ser bem sucedido no relacionamento com Deus é o melhor e maior privilégio que podemos ter, e o melhor esse sucesso só depende de você, a parte d’Ele já foi feita.

O desafio de orar é enorme, afinal estamos acostumados com a interação, e a oração muitas vezes parece, apenas parece, um momento de loucura onde falamos sozinhos para as paredes. Mas precisamos entender que não é assim que funciona.

1 - Deus ama a sua presença.
Efésios 1.4 – “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.”

O primeiro segredo que quero compartilhar com vocês é que Deus ama a nossa presença, antes da criação do mundo Deus já havia pensado em nós, diante dele, santos e irrepreensíveis, por toda a eternidade.

O fato de Deus nos desejar antes de tudo, e depois de tudo, revela o que Ele ama a nossa presença. Nós por outro lado, somos limitados em amar, vamos ao culto e quando se aproxima do final pensamos: “Deus eu amo sua presença, mas estou com fome, esse culto podia acabar logo.” Ou quando recebemos alguém em casa, passados alguns poucos dias, já estamos desejosos que aquela pessoa vá embora.

Ou ainda, nos amamos nossos cônjuges, mas também amamos tempo a sós. Isso não quer dizer que não amamos, apenas que nossa capacidade de amar é limitada.

Quando você fechar a porta do seu quarto para orar, lembre-se que Deus ama a sua presença, Ele te criou para estar diante d’Ele.

2 - Deus ama o som da sua voz.

Sua voz é a articulação dos seus sentimentos mais profundos, ela exprime aquilo que você deseja, e quando você através da sua voz, expressa para Deus que o que você mais deseja é Ele, então o Deus que possui todas as coisas recebe aquilo que ele mais quer.

O Deus que é incalculavelmente rico, criador e detentor de todas as coisas, que tem poder sobre tudo que existe, é ainda mais enriquecido quando você abre a sua boa em oração e declara o seu amor.

Ao som da nossa voz, quando oramos, o fim para o qual fomos criados se conclui.

Deus ama nossas pequenas e fracas palavras, como os pais amam vez o seu bebê tentando comunicar-se!

Quando oramos entregamos a Deus aquilo que apenas nós possuímos, o nosso desejo, nosso querer, ninguém pode falar por nós, então quando deixamos de orar, deixamos de dar a Ele aquilo que só nós podemos dar.

Não quero com isso humanizar a Deus, Ele não tem falta de Nada, mas Ele deseja algo, que possamos entrar no jardim secreto de intimidade e oração, e assim venhamos a nos relacionar com Ele. Nós não crescemos em oração ao escutar palavras eloquentes, ou fazer estudos, só crescemos quando praticamos.

Nossa oração é tão valiosa, que Deus que pode fazer todas as coisas, resolveu esperar por nossas orações, porque Ele deseja fazer em parceria conosco, tamanho o seu apreço por nossos momentos de oração.

1 João 5:14 – “E essa é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve.”

João 15:7 – “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverdes em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será feito.”

João 11:41 – “Pai eu te agradeço porque me ouviste”.

3 - Orações Simples Importam

Em meio a nossas fraquezas, em meio as necessidades, quando não sentimos nada acontecendo ao nosso redor, precisamos sempre lembrar, A oração simples e fraca libera o sobrenatural.

Quando Daniel jejuou 21 dias, em meio a sua fraqueza, um anjo apareceu e lhe disse: “Daniel, homem muito amado.”(Dn 10:11) A primeira frase que o anjo proferiu a Daniel não foi a resposta de sua oração, mas sim, os afetos de Deus por ele.

Muitas vezes estamos mais interessados nas respostas de Deus do que nos seus afetos. Estamos buscando revelação, enquanto Ele busca comunhão.

O cerne da oração não é obter mais revelação ou sobrenatural, sabemos que isso é importante e vai acontecer, mas o foco principal é experimentar a afeições de Deus por intermédio da oração.

4 – Orações com pouca fé importam
Atos 10: 1-4

Cornélio não era um grande pregador, sequer havia recebido o Espirito Santo, porque apenas no capitulo seguinte de atos que ele foi derramado. Ainda sim, as orações de um homem normal, moveram o sobrenatural. Nossas simples orações, feitas em nossos quartos, movem o sobrenatural.

Atos 12: 5-16

Os grandes líderes estavam ali intercedendo por livramento para Pedro, oravam pelo sobrenatural, mas nem eles acreditavam que isso poderia acontecer, tanto é que quando ocorre eles pensam que a menina estava fora de sí.

Isso nos mostra, que Deus em seu grande amor por nós, nos ouve e responde as nossas orações, mesmo aquelas mais fracas e com pouca fé.

A nossa maior garantia não são as mãos estendidas para responder a nossa oração, mas sim a afeição que recebemos todas as vezes que oramos. Mesmo em meio a respostas demoradas, silenciosas, rápidas ou vitoriosas, compreendemos que não é mais isso que importa para nós.

Lembre-se desses quatro segredos ao orar, pois eles te ajudarão a manter a constância em sua vida de oração.