Orando do céu pra terra

Feb 20, 2022    Mariana Merotto

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;” Mateus 6:9-10

RESUMO

A oração ensinada pelo próprio Filho de Deus carrega aspectos e lições valiosas, Jesus ensinou a oração do Pai nosso que é conhecida mundialmente, mas nem todos entendem a profundidade dela. As mesmas palavras são ditas em Mateus 6 e Lucas 11 em contextos diferentes que não remetem a uma repetição aleatória de palavras mas sim em conceitos e chaves que conduzem a uma vida de oração viva e eficaz.

Três pontos da oração do Pai nosso que podem contribuir para sua vida de oração:

1.Quem você é? Jesus começa ensinando as pessoas a chamar Deus de Pai que na época viviam sem este nível de intimidade, Ele era o Deus eterno, soberano, grandioso, mas agora carregam a identidade de filhos, pois seus atributos não fazem com que o relacionamento com Ele seja distante. Isso não quer dizer que você pode se achegar de qualquer forma ou como um ritual religioso, mas fazer com que este entendimento traga um relacionamento mais íntimo com um Deus que possui todos os atributos mas escolheu se relacionar com você como Pai, e um filho não confia, obedece, se relaciona e se entrega.

2.Com quem e onde você está? Jesus pede ao Pai em João 17:24 que nós estejamos com Ele e através do seu sacrifício este caminho foi aberto, Ele morreu para que nossa comunhão e intimidade fosse restaurada. Isso faz com que nossa perspectiva de oração mude totalmente, não oramos por uma obrigação, mas porque entendemos que somos filhos e há um caminho direto para união entre nós e Deus. Quando nos achegamos a Deus, Jesus está recebendo Sua recompensa. Quando oramos, nos encontramos nas regiões celestiais com Cristo pois foi isso que Ele pediu a Deus em Efésios 2:6, que estejamos com Ele onde Ele estiver.

3.O que Jesus está fazendo? Salmos 2 e 110 mostram que Pai e Filho estão agindo em intercessão determinando a história. Em Apocalipse 4 e Isaías 6:1-3 João e Isaías veem seres celestiais declarando a santidade de Deus e esse é o convite de Jesus, que neste lugar de oração possamos expressar a grandiosidade de Deus para que toda Terra seja cheia do poder de Deus, para que todos conheçam as verdades Dele e inundem suas vidas com a graça e o amor Dele.

Ao orar é importante pensar em quem você é, onde está e com quem está e não olhar para as circunstâncias. O desejo de Deus é que a dinâmica do céu invada a Terra para que todos conheçam o coração de Dele e sejam cheios da sua glória.

REFLEXÃO
1. A oração do Pai nosso carrega conceitos essenciais para uma vida de oração eficaz. Releia Mateus 6 e Lucas 11 identificando essas chaves.

2. Existe prazer na sua oração ou ela funciona como uma obrigação religiosa? Entender quem é, onde e com quem está enquanto ora faz toda diferença. Separe um tempo para redescobrir estas coisas e ser novamente impactado em seus momentos com Deus.