O lugar onde Deus deseja habitar

Mar 13, 2022    Victor Vieira

“para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”
Efésios 1:17-18

RESUMO

Deus tem uma herança e prêmio que é você, Ele deseja habitar entre nós e nos ter perto Dele para sempre. Analisando o livro de Gênesis e Apocalipse é possível perceber que a história inicia e conclui no jardim, a diferença é que no fim de tudo ele recebe a recompensa de uma família com muitos filhos. Quando se tem o fim em mente se vive o agora de forma mais objetiva.

Deus deseja cobrir a terra com conhecimento dele (Habacuque 2:14), Ele habita e é entronizado nos louvores (Salmo 22:3), a nossa estratégia é encher a terra de adoração até que Ele venha e governe (Apocalipse 22:17).
Não podemos nos envolver com o plano de Deus habitar entre nós sem compreender a importância do movimento de oração e adoração contínuo, incluir isto na rotina é estabelecer prioridades.

Mateus 21:12-13 - O quão sério Deus leva oração e adoração na igreja?
Oração está conectada com a presença e plano de Deus, Ele removerá do meio do seu povo todas as distrações que impedem o zelo pela casa Dele. Jesus está interessado em ver a principal atividade para qual a igreja foi feita acontecendo, tudo que Ele faz é uma demonstração do seu zelo e amor para que a função original seja restaurada: O lugar que Deus projetou para revelar sua glória, para que pessoas possam conhecê-lo e se encontrar com Ele, oração deve ser a atividade principal.

Isaías 56 é a primeira vez que “casa de oração” é mencionada na Bíblia e inclui uma palavra aparentemente contraditória na mesma frase que é “alegria”. O objetivo de Deus é encher sua vida de significado no lugar de oração. Ou seja, enquanto a casa de oração não estiver funcionando, não existe alegria completa, qualquer outra alegria é passageira e momentânea, mas o real sentido da vida está em pertencer e participar daquilo que Deus deseja fazer e é nesse lugar que Ele quer encher você de alegria.

A casa é definida por aquilo que acontece dentro dela. Deus define sua casa como casa de oração, isso não quer dizer que os demais ministérios não são importantes, mas sim que acontecem a partir do lugar de oração, a essência precisa ser oração e a partir disso pode ser chamada de casa de Deus. Você só está verdadeiramente envolvido no plano de Deus quando oração de maneira contínua é incluída na sua rotina. Jesus poderia ter dito qualquer coisa, mas decidiu definir sua casa como o lugar de aproximação entre Deus e o homem.

Enquanto está tudo bem na sua vida e não houver oração, nada está bem.

REFLEXÃO
1. Sua agenda tem espaço para oração? Se a resposta for não, tenha hoje uma decisão dinâmica de se envolver com aquilo que Deus deseja fazer (Salmo 132:1-5).

2. Leia o livro de Ageu e compreenda a importância do seu envolvimento na restauração da casa de Deus.