Atitudes para Crescer em Unidade

Jan 19, 2020    Stéphanie Vieira

A Bíblia está cheia de referência que ensina a importância de cuidar uns dos outros e como fazer isso. Isso é uma responsabilidade de todo o corpo, e cada um deve fazer a sua parte e não apenas esperar de uma pessoa específica como pastor, líder, etc. Você deve se tornar responsável para que seus irmãos em Cristo se sintam amados e cuidados.

Algumas atitudes para que isso aconteça, são:

1- Compartilhe o pão (At 2:42-47).
É importante ter tempo de qualidade compartilhando o alimento que Deus tem te dado junto com as pessoas que você tem caminhado na fé e desejado crescer na semelhança de Jesus, saindo da sua zona de conforto e abrindo tempo na sua rotina para se reunir intencionalmente, assim você será edificado e abrirá oportunidade de cuidar e ser cuidado.

2- Compartilhe seus recursos.
Outro ponto no texto acima é sobre a radicalidade em entender que tudo que você tem pertence ao Senhor e é para o serviço dEle. Por isso é preciso estar disponível com seus recursos para demonstrar cuidado com as necessidades dos seus irmãos.

3 – Sujeite-se aos seus irmãos com humildade (1 Pe 5:5).
Existe uma condição para receber e dar cuidado, que é você se sujeitar aos seus irmãos e reconhecer com humildade que o próprio Deus está na vida dele e assim vocês podem se abrir uns com os outros.

4 – Ame-os como Jesus amou (Jo 13:34).
Você pode fazer isso sendo hospitaleiro sem murmuração, abrindo sua casa e seu coração para seus irmãos e servindo-os com os dons que você tem (1 Pedro 4:9-10).

5 – Honre-os (Rm 12:10).
Honre seus irmãos, respeite-os, reconheça o Senhor em suas vidas e reconheça a riqueza que existe neles.

6 – Alegre-se com eles (Rm 12:15)
Participe da alegria deles e chore junto também. Permitir que a dor e alegria de seus irmãos sejam suas é uma forma de demonstrar cuidado uns com outros

7 – Exorta-os com bondade (Cl 3:16, 1 Ts 5:1, Rm 15:14).
Existe um critério para exortação, que é a bondade, um coração cheio de misericórdia. Admoestar e exortar significa um incentivo, com amor, mostrar aos seus irmãos algo que eles estejam fazendo que esteja fora da vontade de Deus e que os afastam dEle, de acordo com a palavra.

8 – Console-os (1 Ts 4:18, Hb 3:13).
Consolar é uma forma essencial de trazer esperança ao coração de seus irmãos, e também é importante animá-los a lembrar do Senhor para que seus corações não sejam endurecidos.

9 – Confesse seus pecados (Tg 5:16).
Crie um ambiente de intimidade com seus irmãos para que vocês possam confessar seus pecados e serem curados.

10 – Perdoe-os (Ef 4:32).
Deus te perdoa em Cristo, então assim como Ele te perdoou você também deve perdoar. Quando você está com o Senhor você fica cheio de amor e começa a olhar para os seus irmãos da mesma forma. Ser misericordioso com eles é uma forma de revelar o seu amor.

11 – Diga a verdade (Ef 4:25).
De dois modos: sendo comprometido com a verdade da palavra para exortar os seus irmãos mesmo que isso os confronte, e também andando numa vida de luz, não vivendo de mentiras, não esconder quem você é, mas revelar e descobrir quem você é em Deus e andar de acordo com essa realidade. Isso também é viver na verdade e deixar ser cuidado pelos seus irmãos.

Que seu coração seja cheio de desejo por experimentar e viver isso!

PARA REFLEXÃO

1. As atitudes acima são exemplos para que você possa crescer no relacionamento com seus irmãos em Cristo. Há alguma que você não tem feito? O que tem te impedido de colocar isso em prática?
2. Qual benefício você já experimentou de alguma dessas atitudes? Relembre para que te traga esperança e motivação para seguir em frente!
3. Convide alguém essa semana para sentar à mesa e aprofundar o relacionamento. Seja intencional!