Vencendo nos Relacionamentos

Aug 4, 2019    Victor Vieira

Entrar para ganhar em um relacionamento não é sobre a vantagem que você pode tirar do outro. O propósito de Deus em ter uma família de muitos filhos deve fazer parte de um processo intencional de cada um, onde nos tornamos família entre muitos irmãos. A desconexão de pessoas é uma tragédia para a família de Deus.

O evangelho que gerou mudança em você passa a ser o motivo para construir novos relacionamentos, pois sempre existirá um novo desafio. A recomendação que o autor de Hebreus faz de “não deixar de fazer o bem” (Hb 13:16) é um convite para a vida cristã não ser egoísta, e sim para entender que é uma vida em família, e que é necessário lutar por ela.

A finalidade é sempre ganhar o teu irmão (Mt 18:15). Uma pessoa que quer se tornar semelhante a Jesus ao enfrentar uma correção, se ela a aceitar, será transformada. Se ela se ela debater rejeitando a correção, ela será envergonhada. Ser repreendido nos alinha com propósito de Deus.

Ao se deparar com uma pessoa que pecou, conseguimos observar basicamente 3 aspectos diferentes, que são;

I - Mentira:
A mentira sempre é vencida com a verdade e transparência. A sua transparência diante de uma situação de pecado faz com que seja visível o Amor de Deus. Este é o recurso necessário para combater a mentira: manifestar a verdade em amor. O evangelho não avança com trevas e sim com luz.

II - Atitudes:
Hábitos e atitudes pecaminosas não são transformadas com esforços, eles são transformados com cumplicidade, companheirismo e transparência, com pessoas te ajudando na conclusão de que você não quer mais ser o mesmo. Atitudes mudam quando a verdade é vista e a atitude diferente é praticada mesmo quando não se sente.

III - Pensamentos:
Pensamentos geram fortalezas em nossas mentes. O pensamento é o que determina como você vê o mundo, como você vê Deus, como você vê o próximo.

Você deve buscar as pessoas, não as rejeitar. Não fechar portas para quem pecou contra você. Você deve procura-las e deixar a oportunidade de conversa aberta.

Você também não deve ouvir uma situação e não dar um encaminhamento de solução.

PARA REFLEXÃO

1) Quando ainda era inimigo ele te amou, perdoou, trabalhou para que pudesse se reconciliar com Ele. O amor de Deus se revela quando alguém passa a ser o alvo da sua luta por essa pessoa.

Você tem colocado pessoas como alvo para essa mesma finalidade?

2) Quando você repreende um irmão, o alinhamento que você está propondo é algo que já funcionou em você?

3) Como você pode ajudar o seu irmão a conhecer o propósito de Deus para sua vida?