A Redescoberta do meu Eu em Cristo

Oct 11, 2020    Alexandra Tibério

O Senhor, porém, disse a Samuel: “Não o julgue pela aparência nem pela altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração”
1 Samuel 16:7

RESUMO

Antes de pensar em qualquer aspecto sobre identidade, é necessário lembrar que os padrões de identidade que a sociedade impõe, independente de lado político e/ou religioso, não são padrões bíblicos e, por isso, é preciso se voltar para a Palavra como parâmetro de identidade. A Bíblia é Cristo revelado. Trata-se da história de Deus que, quando bem compreendida, também trata-se dos seus filhos. O caminho da descoberta em Jesus é um processo contínuo e consiste em conhecer e possuir uma identidade baseada naquilo que Deus criou, abandonando assim o medo de ser julgado pelo mundo.

O que Deus criou?

Deus criou filhos (João 1:12). Ser filho de Deus é uma verdade que independe da sua filiação terrena. Ele criou todos como um Pai bondoso e zeloso, cujo desejo é dar plenitude à vida. É através de Jesus que você tem o direito garantido de reconhecimento enquanto filho de Deus e de ser coberto da Sua paz e amor. Quando você expande sua visão para a paternidade de Deus, tudo muda, pois as experiências terrenas, sendo elas positivas ou negativas, não mais determinam sua identidade de filho de um Pai bom que te gerou intencionalmente.

Verdades sobre quem você é:

1. Perdoado e livre de condenação - Por meio do sacrifício de Jesus todos foram perdoados e, portanto, tornados livres de condenação. Entender essa verdade é saber que se Deus te perdoou, você pode se perdoar também, pois você não é as suas más escolhas, mas sim filho (a) liberto (a) por meio da união com Cristo (Romanos 8:1). É necessário enxergar como Ele te enxerga. Ele sabe quem você é, pois Ele te criou. Refletir nesse sentido, traz liberdade e compreensão acerca do perdão. É mais fácil perdoar o outro quando você se perdoa também.

2. Obra de Deus - Deus te criou intencionalmente e para Ele como ser humano. Tudo em seu corpo é uma criação divina, a maneira como ele se comporta e funciona. Compreender isso é aceitar que os padrões físicos impostos pela sociedade não te servem, pois, Deus te criou com particularidades e perfeição, colocando em você o melhor de Sua criatividade (Salmos 139:13-14). O externo não molda sua personalidade e não muda a forma como Deus te vê. Compreender que você é obra perfeita traz alívio ao coração.

3. Feitos de novo - Não é possível justificar suas más ações e pecados com a sua personalidade. Dizer que “eu sou assim mesmo” é remover o poder e a soberania de Deus sobre sua vida, pois todas as coisas são feitas novas em Cristo (2 Coríntios 5:17). Você pode descobrir mais em Deus em todos os momentos da sua vida, portanto é preciso abandonar o mau costume de achar que suas ações estão acima dos frutos do Espírito.

CONCLUSÃO

Deus tem prazer em seu crescimento. A construção de sua identidade em Deus é um processo diário e constante, pois todos os dias há novas coisas para aprender e aprofundar no Pai. Nesses tempos de pandemia é comum o recebimento de informações a todo tempo, de todos os tipos, de todos os jeitos. A situação nesse momento é nova para todos no mundo inteiro e isso pode afetar sua visão sobre você mesmo e sobre Deus, mas isso não deve acontecer negativamente, pois o Pai não muda. Para que você esteja firme em quem Deus é, é necessário entender quem você é. Isso compõe um ciclo infinito de descoberta e amor. Todos os dias com Ele é um passo a mais em relacionamento e aprendizado. A sua identidade em Cristo precisa reverberar e frutificar em relacionamento com o outro, seja ele dentro ou fora da sua comunidade. Não é possível se relacionar com Deus e permanecer o (a) mesmo (a). Contemplar quem Ele é, reflete em quem você é e será até que Ele volte.


REFLEXÃO E PONTOS PRÁTICOS

I - “Você não é aquilo que consome. É aquilo que Deus diz que você é”. Reconhecer a paternidade de Deus através da oração e da dedicação em deixar que Ele cuide de você. Se você possui dificuldades em reconhecer Deus como Pai, procure alguém de sua IC, seu líder ou alguém próximo e juntos vocês podem orar e identificar quais são as barreiras que te impedem, depois de identificá-las vocês podem orar para que estas sejam quebradas e renunciadas de sua vida.


II – “Ser consumido pelo que as pessoas pensam de você é o primeiro passo para esquecer o que Deus pensa sobre você” (Craig Groeschel). Tire um tempo para uma auto reflexão e observe quais características físicas e emocionais você mais gosta em si mesmo, após identificá-las peça ao Espírito Santo para afirmar em seu coração a verdade de que Deus também gosta dessas características, pois Ele as criou e você é perfeito (a) diante dos olhos Dele.