Identidade Firmada em Deus

Oct 18, 2020    Victor Vieira

“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.
Mateus 4:10


RESUMO

Deus quer destacar características, detalhes, dons, talentos, que Ele colocou dentro de você em todos os lugares que você for, seja no trabalho, seja na escola, ou qualquer outro lugar. Mas Deus, de forma coletiva, também quer destacar a nossa característica quanto comunidade. Para que você possa viver o máximo do que Deus tem para você, tanto de forma de individual, quanto de forma coletiva (em comunidade), é necessário que você esteja com a sua identidade clara e firmada em Deus. Sua identidade não está nas coisas que você faz ou nas coisas que você pode fazer, sua identidade está no que Deus pensa sobre você.

Mateus 4 relata Jesus, dias após o seu batismo, sendo tentado pelo diabo. A primeira coisa que o diabo fala é: “Se você é o Filho de Deus […]”. Claramente a primeira coisa que o diabo atacou foi a identidade de Jesus, pois Jesus estava prestes a vivenciar 3 anos incríveis de ministério, onde seria necessário que Ele deixasse tudo nas mãos do Pai, confiando que o Pai fosse cuidar de todas as coisas.


TRÊS TENTAÇÕES COM RELAÇÃO À IDENTIDADE:

Nesse diálogo entre Jesus e o diabo, visto do capítulo 4 de Mateus, é possível visualizar três tentações do diabo para com Jesus, que são: provisão, segurança e sucesso. Estas três áreas da identidade de Jesus são atacadas.

1. Identidade & Provisão – Nos versículos 3 e 4 diz: “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.
Pode-se notar que Jesus não fugiu ou se esquivou da tentação, mas Ele afirma a palavra de Deus, de que nós não vivemos somente do pão, mas nós vivemos da palavra que sai da boca de Deus. Então a melhor maneira de combater a tentação no que diz respeito à provisão é declarar a palavra de Deus sobre você, pois Ele cuida de você e te provê tudo o que te é necessário (Mt 6:25-34). E mesmo que falte o pão, nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Pai.

2. Identidade & Segurança – Em Mt 4: 5-6, o diabo tenta Jesus com relação a segurança. A segurança é algo que todos nós lutamos diariamente para ter. Nós ansiamos por sermos amados, por sermos aceitos, ansiamos por segurança daqueles que querem nos prejudicar, roubar, ou destruir, etc. Não encontrar segurança no Pai é algo horrível, por que uma pessoa insegura, vai procurar segurança em algum outro lugar, como, por exemplo, movimentos sociais, ideologias políticas, entre outras coisas que possam lhe oferecer uma identidade. É necessário estar com a identidade firmada em Deus e crer que Ele é quem cuida de você.

3. Identidade & Sucesso – “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mt 4:8-9). Aqui o diabo tenta Jesus oferecendo-lhe sucesso, mas Jesus entendendo sua identidade de Filho Amado em Deus, repreende Satanás dizendo: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”.
Quando a identidade de uma pessoa não está firmada em Deus, a relação dela com o termo “sucesso” vai variar. Mas quando essa pessoa estiver estável em identidade, o sucesso vai ser definido pelo que Deus diz, pensa e sente por ela. Por isso, é importante que você tenha sua identidade firmada em Deus, para que você não seja manipulado(a) pela opinião de outras pessoas sobre o sucesso.


REFLEXÃO

1) Essas são as tentações que vamos enfrentar. Você vai sempre ser questionado pelo diabo, pela sociedade, pelas pessoas perto de você, até mesmo pelas pessoas mais próximas, que você ama, sobre de onde vem sua provisão, de onde vem a sua segurança e onde está o seu sucesso. Mas qual tem sido o seu posicionamento diante dessas tentações? Você se sente pressionado(a), ou você tem segurança da sua identidade em Deus? Qual a inclinação do seu coração?

2) Se sua segurança não está nas mãos de Deus, que sustenta todas as coisas, em quem você poderá depositar a sua segurança?

3) Você não precisa de absolutamente nada que alguém possa te dar, para que você se sinta provido, seguro e bem-sucedido, por que tudo que alguém pode te dar, alguém também pode te tirar. Mas se essas respostas vierem exclusivamente do que Deus pensa, sente e declara sobre você, ninguém pode tirar.