Onde está a perfeição de Deus?

Oct 25, 2020    Marcos Sousa

"José reconheceu os seus irmãos, mas eles não o reconheceram."
Gênesis 42:8

O que Deus pensa de nós?

• Identidade tem relação com “ser idêntico a alguma coisa ou alguém.

•Os irmãos de José não o reconheceram porque ele estava parecido com os egípcios e não com os hebreus. Por outro lado, José reconheceu seus irmãos porque eles não mudaram.

•Ao estudarmos sobre identidade, devemos ter cuidado para não nos tornarmos idólatras de nós mesmos. Colocando-nos como os mais importantes, não buscando a nossa identidade em Deus.

•Identidade Cristocêntrica – a busca por nós mesmos deve nos impulsionar a Deus.

A seguir veremos dois pontos importantes sobre identidade:

1. O perigo de não ser reconhecido por Deus - Sl 139.16 – Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Quando nossos anseios vão em direção ao crescimento do conhecimento de Jesus, acabamos descobrindo as Suas emoções e atributos e com isso enxergamos o que Ele pensa de nós.

A nossa identidade nEle, é uma consequência da nossa busca por Jesus. Então concluímos que nossa identidade é “aquele que busca”. Se buscamos, as pessoas precisam ver Jesus em nós, ou seja, Seus atributos refletirão em nós.

Antes de sermos um ser no mundo, já éramos um ser no coração do Pai. Ele já conhecia todo o nosso ser.

O Senhor conhece a todos que pertencem a Ele - 2 Tm 2.19 – Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

Quando não temos nossa identidade em Cristo, acabamos tendo nossa identidade baseada em mentiras que resultam em pecados. Precisamos dar crédito à Palavra de Deus e busca-Lo para termos nossa identidade firmada nEle.

2. Como Ele nos vê?

PERFEITOS: Cl 1.28 - Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
Somos perfeitos em Cristo Jesus – mesmo não sentindo essa perfeição por causa de nossa natureza caída, hoje, somos perfeitos nEle.

Cl 2.10 - e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Ef 1.6 - para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Segunda Perfeição - Para todos os filhos – esperança de futuro, momento em que toda a mancha de pecado será removida da nossa existência e nos apresentaremos sem máculas diante dEle.

Precisamos confiar que a nossa vida está nas mãos daquEle que é poderoso. Enquanto nos mantivermos próximos dEle seremos perfeitos.

Fp 3.12-15 - Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Conclusão: As limitações da nossa natureza X o que Deus pensa de nós –

“a ideia de que podemos evitar as dificuldades da vida caso tivéssemos mais cautela é demasiada tola para ser levada a sério. Ao olhar para o meu passado, convenço-me que tudo o que aconteceu até o momento esteve correto, o que acontecer agora é igualmente correto.”

“Renunciar uma vida plena e as alegrias autênticas a fim de evitar o sofrimento não é cristão em, é humano.”

Tentar levar uma vida medíocre para evitar sofrimento não é cristão. Precisamos buscar e seguir buscando a perfeição em Cristo. Assim devemos viver a nossa identidade.


REFLEXÃO

1) Deus nos olha com o filtro do sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, então, aos Seus olhos somos santos, perfeitos. A busca por nossa identidade em Deus deve ser constante e também devemos ter certeza de quem Ele é. Você tem buscado essa identidade nEle ou às vezes se perde com as mentiras que satanás assopra no seu ouvido?

2) Deus não tem expectativas sobre nós porque Ele nos conhece desde antes de nascermos. Quão sincero você tem sido com Ele, partindo do princípio que Ele sabe o que você fez e o que fará?