Eu vi o Futuro
EU VI O FUTURO, E FUNCIONA!
Lincoln Steffens – jornalista americano que viveu os anos dourados da Revolução Russa, mas não viu o colapso do comunismo em 1989.
Tito 2:11-15
Nós já sabemos como será o futuro, veremos a aparição real da glória do Grande Deus e salvador, seremos arrebatados com Ele e logo retornaremos para o estabelecimento do seu Reino Milenar!
Vivemos para esse glorioso dia, mas será que vivemos de acordo com os padrões para esse glorioso dia?
Toda vez que ancoramos o nosso futuro em uma esperança diferente do proposto por Paulo, vivemos o presente de uma forma que destoa do padrão estabelecido.
O futuro já visitou o presente, é sobre isso que Paulo fala no versículo 11 ao citar que a graça de Deus foi revelada e a todos trouxe salvação.
Através dessa visita passamos a viver o reino já, mas ainda não por completo, porém a porção que nos foi possibilitada experimentar desse futuro glorioso deve ser buscada com violência espiritual no presente.
Nosso estilo de vida presente deve antecipar o futuro, naquilo que a Graça nos deixe experimentar agora. Aqueles que esperam ansiosamente (Verso 13) pela aparição de Jesus precisam ter vidas que possam ser resumidas em três palavras.
1 – Sóbrio: Deus nos dotou de capacidade suficiente para sermos seres racionais e portanto, qualquer coisa que nos desvie desse padrão de racionalidade deve ser evitada, do contrário em nada, ou pouca coisa nos separaremos dos seres irracionais.
A sua plenitude, ou o ápice da sua criatividade não irá fluir do uso de LSD como apregoam os Gurus de Tecnologia do Vale do Silício, a resposta para a sua dor não pode ser o álcool, a busca por diversão e deixar de lado as preocupações não pode descambar no consumo de nada que afete o seu estado racional, todas essas respostas são extremamente egoístas, pois dizem não ao chamado de Deus para sermos cooperadores de Deus (1 Co.3:9).
2 – Justo: Paulo nos convida a viver uma vida que é transformada pela Graça que já nos foi revelada por meio da primeira vinda de Jesus, e que se dedica a trabalhar de maneira que o mundo seja transformado também.
Não vamos transformar o mundo PARA que Ele venha, mas ATÉ que Ele venha!
Dessa forma nos somos transformados, e a partir disso nossa respostas é a justiça.
3 – Devoto: A devoção sadia começa por encontrar a Deus, não nas coisas e sim dentro de nós, como disse Madame Guyon – “Ó Senhor, tu estavas em meu coração e somente esperavas por um simples voltar-me para dentro de mim mesma para perceber a tua presença.
A devoção começa em nós e transborda para tudo que fazemos. Alguém que está bem consigo mesmo é capaz de deixar outros assim também. Esses entendem que é natural e normal estar na presença de Deus, orar e viver de tal maneira que antecipe sinais da futura aparição final de Jesus.
Esses três pontos, simples e extremamente práticos, manifestam os sinais daqueles que tiveram um encontro com a Graça que já nos foi dada e se comprometeram a viver no padrão estabelecido por ela.
Tudo o mais que pode acontecer fica na dispensação de Deus, nós queremos, nos comprometemos a viver uma vida em busca do sobrenatural, mas sem nos esquecer de arrumar a nossa cama.