Identidade

Jan 16, 2022    Felipe Merotto

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
II Coríntios 5:17-21

RESUMO

Nossa habilidade de nos relacionar com Deus está intimamente ligada com o quanto o conhecemos.
Quando você se envolve com uma pessoa é capaz de compreendê-la melhor, se queremos ter intimidade com Deus precisamos aumentar nossa capacidade de compreendê-lo.


•O que Deus vê em nós?

O que Deus vê em você quando lança seu olhar? Qual é a primeira coisa/essência/base fundamental do olhar Dele sobre você? Não importa o que sente ou pensa, você é uma nova criatura e quando Deus olha para você, Ele vê Jesus (Mateus 3:16). Esse é II Coríntios 5:17 “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”, é preciso fundamentar essa verdade em seu coração, você já é uma nova criatura.

•Como viver a partir dessa nova identidade?

Seu corpo é templo do Espírito Santo e é necessário viver a partir desta perspectiva, ter uma vida santa, levantar-se diante de Deus como sacrifício vivo todos os dias (Romanos 12:1). Ter consciência de que você é o amado em que Ele encontra prazer.
O que é preciso fazer para receber o amor de Deus? A vida espiritual não é baseada em merecimento e sim no que Ele já fez por você (II Coríntios 5:21) não há nada que você possa fazer para receber mais do amor de Deus, Ele o entregou por inteiro.

•O que nos impede de viver a nova identidade?

Nosso entendimento! É preciso transformar mente e coração para que você possa viver a vontade perfeita de Deus (Romanos 12:2), atentar-se ao fato de que Ele deseja você deve ser a base desse relacionamento, e a partir disto você faz algo baseado na compreensão de que é totalmente amado (Colossenses 3:23) e não por mérito ou necessidade da aceitação do Pai.

Jesus espera uma vida de santidade, devoção e arrependimento (Romanos 6:1-2). Entender a onipresença de Deus, viver com uma mente transformada para glória de Dele, confessar os pecados uns aos outros (Tiago 5:16) e a partir disso abandoná-los é a chave para viver plenamente a nova identidade em Cristo Jesus.
Deus não é acusador! Ele olha para você dia após dia com misericórdia, isso não significa que você possa viver uma vida de pecado e falta de esforço ou cuidado com a vida cristã, mas existe perdão e intimidade com o Pai disponível para você. Entenda que não se vive abaixo da identidade que recebeu e transforme sua mente através do conhecimento de Deus.


REFLEXÃO
1. Como tem sido seu relacionamento com Deus? Você entende como Ele vê você? Separe um tempo para conversar com o Pai e sentir todo amor disponível para você.

2. Como você tem lidado com seus pecados? Consegue enxergar as misericórdias de Deus e não a acusação? Se existe algo a confessar, faça isso e volte seus olhos para o entendimento de que você é amado e o Pai encontra prazer em você.