Um Corpo Bem Ajustado

Aug 28, 2022    Felipe Merotto

Um corpo de Cristo treinado, mobilizado e funcionando, esse é o tipo de cristianismo ao qual Efésios 4, 1 Coríntios 12 e Hebreus 3.12-13 fazem referência.

Parte do meu trabalho é encontrar pessoas que possam interromper minhas conversações privadas, e me dizer coisas que eu não poderia e nem diria a mim mesmo.

Eu luto contra o pecado da ira, da justiça própria, da meritocracia, isso machuca as pessoas a minha volta, isso me machuca, e isso entristece a Deus. Eu só pude entender isso, quando fui confrontado.
Não posso deixar que o nível de saúde espiritual seja definido por minhas experiências, meu sucesso ministerial, profissional ou pessoal.

O maior perigo que enfrentamos está dentro de nós, e não fora, logo seria uma grande ingenuidade pensar que posso caminhar sozinho. Não vou dizer que o Espírito Santo não pode falar diretamente a cada um de nós, mas tampouco, quero reduzir a sua atividade a minha pessoalidade.
Ele pode usar outros instrumentos a fim de me corrigir (sua Palavra transformadora, que é trazida fielmente pelo seu povo, e fortalecedora por sua graça sempre presente).

Não podemos privatizar o cristianismo, centralizando-o em nós mesmos, ele vive na comunidade.

Efésios 4:11-16:
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, á perfeita varonilidade, á medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Paulo vislumbra um corpo de Cristo bem preparado com a Palavra de Deus habitando em seu coração, pronto para fazer o que Deus planejou para o corpo de Cristo.



Agora o que seria isso? O que seria um corpo bem ajustado?

Colossenses 3.15-17
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, a qual, também fostes chamados em um só corpo, e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Paulo é bem específico: instruir e aconselhar. Ele está propondo que cada crente foi projetado para ter uma função de ensino na vida de outro crente. Andar em comunidade é o único meio de vivermos essa realidade, onde nos damos e recebemos ao mesmo tempo, onde somos ao mesmo tempo a pedra e a espada, afiando e sendo afiados.

Vemos também em Hebreus 3.13 “exortai-vos mutuamente cada dia”. Devido ao pecado remanescente, nossa capacidade para o autoengano é tão grande que precisamos de intervenção regular, até mesmo diária em alguns casos.

Voltando a Efésios 4:14 vemos Paulo reforçando a importância da comunidade “para que não sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina”.

Aqui há uma clara similaridade a referência que Jesus faz quando fala de João Batista em Mateus 11:7 “ao partirem, Jesus começou a dizer as multidões a respeito de João: ‘o que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?”

Um cristão maduro é aquele que vive em comunidade, aceita e busca o confronto, sabe conviver com as diferenças, afinal o corpo não é composto de um único membro.

Efésios 4:15-16
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Cada parte tem sua justa cooperação para o aumento do corpo e a edificação em amor, é necessário que andemos em união afim de que possamos alcançar o que Cristo designou para nós.

Viver em comunidade, ser intencional no relacionamento entre os irmãos não é uma opção, mas sim um chamado a cada cristão!