Humildade e Serviço

Aug 22, 2021    Mariana Merotto

Jo 13.1-10

"Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e
a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
"
Jo 13.5



RESUMO

Pouco antes de Jesus ser traído, ele nos deixou o maior exemplo de humildade que alguém poderia dar.

1- A glória de Deus na humildade de Jesus: Numa época em que lavar os pés era função de quem estava nos mais baixos níveis da sociedade, Ele se dispôs a lavar os pés de Seus discípulos.

Jesus tinha consciência de três coisas:

a) Jesus sabia o que Ele carregava - A consciência de quem somos deve gerar temor em nossos corações, porque vamos prestar contas do que Deus nos entregou, depois deve gerar boa mordomia e a certeza da nossa dependência de Deus e, também deve gerar obediência, que combate o medo.

b) Jesus sabia de onde tinha vindo – Ele sabia que veio do Pai e Seu caráter refletia o caráter do Pai. Quando temos consciência de onde viemos, nos leva a querer agir conforme quem nos enviou.

c) Jesus sabia do Seu destino – Ele colocava os olhos no que o Pai tinha para Ele, ou seja, Ele focava naquilo que é eterno. Quando entendemos que temos um destino eterno, em nós é gerada a resiliência que nos faz persistir mesmo em meio as dificuldades.

2- A ordem de servir, mesmo sabendo que seria traído: A humildade de Cristo produziu algo nele que se traduziu em serviço. “Humildade não é pensar menos de si mesmo, é pensar menos em si mesmo” - Bill Johnson.

A verdadeira humildade nos leva a colocar Cristo como centro, o que nos leva a pensar menos em nós mesmos.

Essa atitude de Jesus nos ensina 3 coisas: vers. 6 a 8

a) Servir é o transbordar de quem eu sou, não uma recompensa aos que merecem.
Jesus sabia quem o trairia, mesmo assim ele lavou os pés do traidor – servir é a respeito de suprir a necessidade do meu próximo e não do que posso ganhar ou perder com ele.
Jesus sabia que Pedro o negaria e também lavou seus pés. Seu caráter é o que o leva a servir, não as atitudes eu quem Ele servia.

b) Servir é essencial para criar comunhão.
Jesus abriu o mesmo espaço de comunhão para João, o discípulo amado, para Judas, o traidor e para Pedro, aquele que o negou 3 vezes. Ao abrirmos espaço para a comunhão, também abrimos espaço para sermos feridos, assim como Jesus, que abriu mão de Sua glória e foi ferido, traído, machucado.
Quando amamos de todo o coração, criamos laços, mas não controlamos as atitudes do outro, somos completamente responsáveis pelas nossas atitudes.

c) Jesus não viu nenhuma tarefa como baixa demais ou fora de Sua missão: v. 15
Jesus sabia quem era e deu a Sua vida e a entregou a todo o momento. Ele via tudo o que fazia como parte do propósito.
Jesus serviu sem limites, Ele tinha vários pequenos serviços que estavam ligados ao Seu propósito maior que era se entregar na cruz.
Enquanto servimos somos curados, transformados, não precisamos que algo grande aconteça para começarmos a servir. Devemos servir aonde estamos, como estamos, pois servir é um chamado de Deus para todos nós.

REFLEXÃO
1) Você pode afirmar que servir faz parte da tua caminhada?
2) O que tem impedido você de servir de todo coração?
3) Como tem sido a sua atitude quando a resposta ao seu serviço não é aquilo que você esperava?