A despedida: Jesus ora por nós

Sep 26, 2021    Victor Vieira

João 17

RESUMO
Jesus ora pelos discípulos antes de chamá-los, durante o seu ministério, na conclusão do seu ministério, e Jesus está a direita de Deus agora intercedendo por você. A oração não é algo que se deve ser feito porque é preciso de um pouco de Deus para que as coisas deem um pouco mais certo, a oração é a própria imitação de Cristo. Para alguns comentaristas, João 17 é como o santo dos santos da Bíblia. Existe um privilégio em poder ver Deus falando com Deus.

1 – AS PESSOAS ENVOLVIDAS
- Pai e Filho: Jesus levanta os olhos ao pai em 6 oportunidades diferentes no capitulo 17, nos versículos: 1, 5, 11, 21, 24 e 25;
- Discípulos presentes: versículo 9;
- Discípulos futuros: V 20. Você é participante da conversa de Deus com Deus, Jesus tinha você em mente nesse momento sagrado. Ele orou por aqueles que ainda viriam a crer.

1.1 – CONVIDADOS A DESFRUTAR DO AMOR QUE A TRINDADE APRESENTA
Você não é a quarta pessoa da trindade, mas é convidado a experimentar o amor que o Pai sente pelo filho; que o filho sente pelo Pai; e que o espírito sente pelo filho, e essa grande dança de amor onde eles se amam por meio um do outro, você é convidado a olhar para isso e ter a Dureza do seu coração derretido.

1.2 – A VIDA ETERNA
Jesus descreve a vida eterna em termos relacionais, não em duração. É uma pessoa que se conhece; é o conhecimento de Deus. A vida eterna começa quando você fecha os olhos e diz “pai nosso”.

2 – O QUE JESUS ORA
2.1 Por aumento de glória v1. – o aumento da atuação dEle, com poder, sinais, maravilhas manifestação sobrenatural, revelação de quem ele é, arrependimento, conversão.
2.2 Proteção e livramento v15 – Aqui existe uma continuidade do que ele estava falando no fim do versículo 33 no capitulo 16, “no mundo vocês passarão por aflições”.

3 – PORQUE JESUS ORA

MISSÃO v17 - Santificação da verdade
UNIDADE v18 – Envio apostólico
DESTINO v21 – Para que todos sejam um, e que a unidade seja aperfeiçoada.

4 – O QUE JESUS QUER

Que você veja a glória dEle e que você esteja com Ele v24.
O desejo de Jesus é sua presença, como companhia eterna. Deus fez você para estar com ele para sempre.

REFLEXÃO
1)O que é Unidade para você? E de que forma a unidade é aperfeiçoada?
2)De que forma você percebe a glória de Deus manifesta em sua vida?
3) O que você pode aprender ao ver Deus falando com Deus?