Introdução à Maior Mensagem de Jesus

Aug 15, 2021    Victor Vieira

João 13, 14, 15, 16 e 17


RESUMO

João descreve a maior sequência de capítulos onde o maior Mestre da história pregou nos momentos que antecediam sua prisão e morte, essa fração bíblica traz um peso e dinâmica que antecede o fim carregada de emoções. Jesus revela a profundidade do seu coração antes que as maiores dificuldades, tribulações e adversidades comecem, nos mostrando o tipo de igreja do fim dos tempos que vence o que for por Ele.

1. João 13 - Amar e servir mesmo sofrendo
Jesus lava os pés dos discípulos e depois aponta o traidor. A oração de Jesus é poderosa, ele revela através do exemplo o novo mandamento de amar bem uns aos outros mesmo que haja sofrimento.

2. João 14 - Você foi feito para amar e ser amado
Jesus apresenta a possibilidade de experimentar intimidade com Deus e o poder transformador do Espírito Santo revelando que você deve amar o Pai assim como Ele te ama e então será também acariciado por Ele. As adversidades devem servir para amar mais Deus e se aproximar mais do Espírito Santo.

3. João 15 - Se você for um bom discípulo será odiado pelo mundo
Jesus traz a contradição em amá-lo e ser odiado pelo mundo. Quando você permanece em Jesus, é amado por ele e dá frutos, não há como ser amado também pelo mundo porque há uma divergência de valores, alvos, forma de viver, Jesus deixa claro que o mundo odiará você (v.18).

4. João 16 – O sofrimento pela ótica de Jesus
Jesus dá garantia do poder e capacidade de ouvir e absorver a mensagem rompendo a cultura natural, você experimentará um aumento de revelação e conhecimento de Deus pelo poder do Espirito Santo em você e isso vai transformar sua tristeza em alegria. Depois de permanecer em Cristo e dar frutos, você continuará tendo sofrimento, mas verá o sofrimento pela ótica de Jesus.

5. João 17 - Centralidade da oração na proclamação do evangelho
Jesus governa pelo exemplo e espera que seus discípulos façam o mesmo. Em diversas passagens bíblicas é possível ver Jesus se retirando para orar, a oração revela o amor do Pai e o poder do Espírito Santo fortalecendo você na caminhada.


A finalidade de Jesus em falar essas coisas pode ser expressa nos seguintes versículos:
João 15:11 e 12 – Sermos radiantes de felicidade, ter confiança inabalável
João 17:13 – Gerar alegria inexplicável
João 16:33 – Ter paz e coragem
João 16:1 – Não tropeçar ou escandalizar, mas ser maduro e equilibrado
João 13:14, 15 e 34 – Seguir o exemplo de Jesus

O mundo não está fora do controle, Deus sabe exatamente o que está acontecendo.
Em Apocalipse 3:20 Jesus garante que se sentará com você se houver abertura, Ele deseja que você coma o verdadeiro alimento para o entendimento espiritual correto. O preço é inclinar sua vida para Jesus e se posicionar como discípulo dele.


REFLEXÃO
1) Você em algum momento sentiu ou sente que as coisas estão fora de controle em sua vida e/ou no mundo? Leia os capítulos 13,14,15,16 e 17 de João e seja conduzido pela revelação de Jesus.

2) Em Filipenses 1:21 Paulo revela seu coração diante da maior adversidade “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” Você consegue olhar para dentro de si mesmo e encontrar essa verdade? Consegue enxergar o sofrimento pela ótica de Jesus?