A dor da Ausência e a Prática de andar no Espirito

Sep 19, 2021    Izaac Santos

João 16.5-24

RESUMO

Esses versículos nos falam da obra prática do Espírito Santo em nós.

Caminhar pela fé reflete no tipo de ser humano que somos.

A fé é mais sobre o mundo a nossa volta. O Evangelho é sobre nos tornar pessoas melhores. O trabalho do Espírito Santo é fazer que tenhamos resultados práticos em nossa vida. Em toda a Bíblia Deus está esculpindo o caráter do Seu Filho em nós por meio do Espírito Santo.

A – A obra prática do Espirito Santo – João 16.5-11 – Ele faz 3 obras em nossas vidas:

V. 9 - Convence do Pecado – todos nós já nascemos em pecado, afastados de Deus.

O pecado faz parte da nossa natureza, a nossa natureza é caída, o que chamamos de Adâmica, porque Adão pecou.

Todo o que crê na obra de Cristo na cruz, tem seu espírito conectado ao Espírito Santo de Deus, é liberto e recebido como filho.

V.10 - Convence da Justiça – Justificação – Deus é justo. Inicialmente nós possuímos uma dívida para com Deus. Deus é bom e também é justo. Quando pecamos nos tornamos réus, o diabo nos acusa, Jesus age como nosso Advogado. Jesus assume a dívida que tínhamos com Deus, pois era necessário alguém pagar a nossa dívida.

Isaías 53.1-12 – Nós estamos diante de um Tribunal, alguém faz justas acusações contra nós, mas temos um intercessor que se sacrificou por nós, tomando toda a culpa em nosso lugar.

Cl 2.14 – a Segunda obra do Espírito Santo é nos convencer em Jesus nós somos feitos justiça de Deus. E Ele assentado ao lado do Pai nos dá a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus.

V.11 – Convence o homem do juízo. – O príncipe deste mundo já está julgado. Ele cria em nós a certeza que existe um raio de ação do inimigo a nossa volta, nós não podemos negligenciar isso, embora tenhamos certeza de que o nosso inimigo tem ação limitada e já está julgado e quando o Senhor vier com a Sua glória, nosso inimigo será condenado.

B – Paracletos – Espírito Santo – João 16.12,13 – Conselheiro, Orientador, Intercessor.
Nos capítulos 14 e 16, Jesus fala que enviaria o Espírito Santo – o Paracletos – Advogado.
O Espírito Santo é a representatividade de Jesus, ou seja, é o próprio Cristo entre nós. Ele faz de modo invisível o que Jesus fazia de modo visível.
V. 14,15 – O Espírito Santo entre nós é o próprio Cristo até que Ele venha.
V. 20 – Jesus alertou aos discípulos haveria sofrimento para eles e para nós também, quanto ao que acontecerá nos últimos dias. Jesus diz que o sofrimento da Igreja nos últimos dias é como a mulher com a dor de parto. Depois do sofrimento, receberemos uma alegria que ninguém pode tirar. O nosso sofrimento produz um peso de glória eterna.
V. 23b – Peçam em Meu Nome – Pedir bênçãos é legítimo, mas não é sobre isso.
V. 24b – Peçam e receberão para que a vossa alegria seja completa. A alegria completa não se acaba, ela não está limitada ao tempo, isso quer dizer que não está relacionado às coisas efêmeras deste mundo.
A tristeza dos discípulos foi se tornando aparente e foi causada pela ausência do amigo – a alegria completa só ocorrerá quando aquilo que se tornou falta voltar – Jesus.
V. 24 – Jesus diz que os discípulos não pediram nada – Jesus diz que existe algo que vai começar a fazer sentido pedir em oração – Despertando no coração dos discípulos um desejo pela Sua volta. Ele está falando do glorioso dia do Senhor – que vai trazer a alegria completa.

REFLEXÃO
1) Você já entendeu a obra prática que o Espírito Santo quer realizar na tua vida?
2) Você já aceitou o perdão dos teus pecados e tem certeza de que Ele cumpre a Sua promessa quando diz que: “dos seus pecados jamais me lembrarei?”
3) Qual o seu grau de consciência desta verdade? “O Espírito Santo entre nós é o próprio Cristo até que Ele venha!”
4) A Bíblia fala que no fim dos tempos nós, por amor a Jesus iremos sofrer. Até que ponto você tem certeza de que não negará a Jesus numa situação de perseguição e sofrimento? Qual é o tamanho do teu amor por Ele?