Amizade e Discipulado

Sep 6, 2020    Victor Vieira e Marcos Sousa

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."
Jo 15:13-15


RESUMO

A amizade serve ao discipulado. Discipulado não é terapia, é para cultivar amigos. Ninguém vai ao psicologo para fazer amizade, e sim para resolver questões. Como a finalidade da igreja não é somente resolver problemas das pessoas, não se pode fazer do discipulado uma finalidade terapêutica. Porém, quanto se desenvolve o discipulado, se relacionando, fatalmente boas amizades serão construídas.


Amizade e discipulado se relacionam através de:

1. Confiabilidade

Procure pessoas que sejam confiáveis e seja você também confiável. Tenha discernimento para encontrar alguém de confiança. Não seja alguém com medo de amar. (Mt 7:6) O processo de discipulado de Jesus com os 12, foi um processo de construção de confiança. É possível que alguém peque contra você, e você precise estender perdão sobre essa pessoa. Você precisa estar aberto para construir confiança. Amor não é confiança. (Jo 2:24)

2. Amizade

Você será amigo de Jesus “se” você fizer o que ele manda. Amizade não é o que você sente, é o que você faz para o seu próximo. A amizade está dependendo de você obedecer Jesus. (Jo 15:14) A amizade demanda esforço e intenção para ser desenvolvida. Confie sua amizade a homens idôneos e fiéis. (2 Tm 2:2) Tenha liberdade para confrontar e tirar do caminho o que está atrapalhando aprofundar em intimidade.

3. Desenvolvimento do caráter

Sirva ao outro. Se coloque a disposição. Treine a sua confiança, se mostre merecedor de mais confiança. Não seja uma pessoa ingênua e sem convicção, nem rebelde e obstinada. E tenha cuidado ao se relacionar com pessoas nessas características. Mantenha aliança de boa reputação. Você também é fruto da sua comunidade, tenha certeza que quando alguém ou você errar, possa existir o confronto e não sujar uma reputação diante dos demais.


REFLEXÃO

1. Você já esteve em um relacionamento em que sus sentimentos foram “pisados” te levando a ter dificuldade de amar posteriormente?

2. Você tem um discipulado apoiado na amizade?

3. Ore para que Deus traga pessoas para perto de você. Pessoas que te guiarão para o caminho em que você precisa ir.