O Conselho de um Amigo

Sep 13, 2020    Alexsander Sant'Anna e Fernando Matias

“O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência”
Provérbios 15:5


RESUMO

Na caminhada quanto Igreja percebemos que há sempre uma relação entre líder e discípulo, e é comum. Mas na maioria dos casos esses vínculos não são vivenciados em forma de aliança. Muitas vezes nós, quanto Igreja, acreditamos ter vínculos profundos, mas não nos permitimos passar da superficialidade, e ir além do “Oi, tudo bem?”. Deus é um Deus relacional, e Ele te convida a ter relacionamentos profundos.


O Conselho de Um Amigo:

Deus quer ter uma grande família de filhos semelhantes a Jesus (Rm 8:29 e Ef 1:3-6), e para que nosso caráter seja forjado segundo Cristo, há necessidade de mudanças e evolução em várias áreas. Essas mudanças, Deus faz acontecer através dos relacionamentos, com o próprio Deus, mas também com nossos irmãos. O partilhar gera evolução, pois Deus coloca algo de específico em cada um (Ef 4:15-16), e, se você tem algo específico de Deus e seu irmão tem algo específico de Deus, no partilhar acontece a completude.

Quando você entra numa relação de amizade profunda, você ganha um amigo para todas as horas, e você também passa a ser um amigo para todas as horas dessa pessoa. Mas a amizade não é só descontração, um amigo também deve aconselhar, e aceitar ser aconselhado. O amigo é aquele que ganhou o privilégio de dar e receber conselhos íntimos, por isso é necessário haver relacionamentos profundos. É importante dizer que os relacionamentos profundos devem ser pautados sempre no amor que provém do Pai (1 Co 3:1-2). Então todos os conselhos e repreensões devem ser em amor, para a edificação (Pv 25:12).

O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas só se permitem serem acessadas até onde é confortável, até onde não há confronto. Quando você só aceita escutar os conselhos que você quer ouvir, você para no processo de amadurecimento, se você está fugindo do confronto, talvez você esteja fugindo do processo de Deus em você. Se permitir ser acessado(a) de forma profunda é confrontante, mas Deus te convida a abrir o seu coração para as amizades, se você permite que as pessoas acessem seu coração o Reino de Deus avança.


REFLEXÃO

1) O Desejo do Pai é que você se relacione de forma profunda. Até onde você tem se permitido ser acessado?

2) A partir da reflexão anterior, até onde você tem acessado seus irmãos? É preciso ser intencional e se permitir acessar e ser acessado.

3) O amigo é aquele que ganhou o privilégio de dar e receber conselhos íntimos. O quão bom é poder lapidar os irmãos e ser lapidado pelos irmãos. Que maravilha poder ter pessoas ao seu redor dizendo: “Não; Espera; Volta”. Enquanto você se entrega ao corpo de Cristo com o coração aberto, o Senhor Jesus vai desenvolvendo em você um coração de comunidade, e isso faz toda a diferença na vida de cada um e na comunidade.