Alianças Interpessoais

Aug 30, 2020    Rany Modoli & Muniki Andrade

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Mateus 22:37-39



RESUMO

As alianças devem estar sempre ancoradas pelo elo mais forte que é Jesus, elas precisam priorizar o propósito de Deus acima de tudo. Jesus é a perfeita concretização da aliança, através de Sua vida e sangue temos acesso ao Pai. Jesus é o modelo principal, Ele chama 12 amigos, e mesmo sabendo que haveria quebra de aliança por parte de alguns permaneceu na certeza de que o propósito de Deus seria cumprido.

A Bíblia direciona aos relacionamentos de aliança com alguns exemplos:

• Davi e Jônatas
Por reconhecer o propósito de Deus na vida de Davi, Jônatas estabeleceu uma aliança de amor por uma atração de alma (1 Sm. 20:17). Emoções, desejos e pensamentos passam a ser únicos quando existe este nível de comprometimento entre amigos. Esta aliança foi firmada em Deus (1 Sm. 20:42) com lealdade e compromisso a ponto de Jônatas proteger Davi de seu pai, o rei de Israel.

• Abraão e Abimeleque
Por reconhecer as bênçãos de Deus na vida de Abraão, a aliança entre ele e Abimeleque foi estabelecida. Este relacionamento foi firmado em verdade e honestidade através de um juramento entre eles que se estenderia aos seus descendentes (Gn. 21:23). Abraão repreendeu Abimeleque por conta de um poço de água que seus servos haviam destruído, mas baseado na palavra os dois firmaram um concerto.

Olhar para Jesus nos dá entendimento da aliança.
Seus relacionamentos precisam visionar o relacionamento de Jesus com o Pai e com seus discípulos, foi por ser fiel a essa aliança que hoje você pode manter a sua com Deus e com os outros.

REFLEXÃO

1. Baseado no exemplo de aliança entre Davi e Jônatas, você consegue reconhecer em sua vida uma amizade com este nível de comprometimento e dedicação? Se não, peça a Deus que te aproxime de alguém que possa formar esta aliança com você e juntos caminharem em direção aos propósitos de Deus.

2. Em Provérbios 27:17 lemos “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro”. Este é um convite para viver em aliança, estar disposto a confrontar e ser confrontado em amor impedindo que algo atrapalhe o desenvolvimento saudável do relacionamento. Você consegue ter esse entendimento e receber o confronto com maturidade sem quebrar a aliança?