Convém que Ele cresça
“É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
João 3:30
RESUMO
Visão Geral sobre o que é Organização e Organismo: a Igreja, apesar de ser um organismo vivo, possui para a sociedade a configuração de organização.
Organização: Tem que honrar com seus compromissos (impostos, taxas, aluguel, contas contínuas etc.), pode sofrer sanções, onde nada é pessoal,
Organismo: Possui vida. A Igreja é o Corpo de Cristo. Um membro depende do outro e todos dependemos de Cristo - isso é pessoal.
1. O nosso lugar diante da Noiva de Jesus:
Devemos nos humilhar e deixar que Ele cresça
João Batista - é o modelo Bíblico de como podemos ser amigos do Noivo. Foi o precursor, ele pregava contra a cultura grega da época (helênica) que dominava a região - onde o pecado era muito comum.
Ele confrontava os líderes e mesmo pregando uma palavra dura, multidões se aproximavam para ouvi-lo falar. Teve algo que marcou a sua caminhada, o Rei dos reis veio em sua direção e pediu para que ele o batizasse. Ao olhar para Jesus João Batista disse: “convém que Ele cresça e eu diminua.”
Quando o Noivo se aproxima da noiva, nós devemos diminuir, se humilhar e deixar que Ele cresça.
• Na nossa vida, sempre acontecem coisas boas e ruins:
Josué é um exemplo de sucesso que causou algo ruim - Ele vencia todas as guerras e por isso encheu-se o seu coração e não buscou a Deus, para saber o que fazer, o resultado foi que ele perdeu a guerra, aprendendo a depender de Deus pra tudo.
Moisés - De príncipe no palácio foi levado a passar 40 anos no deserto cuidando de ovelhas. E nesses 40 anos ele entendeu o que era a mansidão por meio da diminuição, submissão.
Jacó - Por 22 anos pensou que seu filho José estava morto. Porém, apesar de conversar face a face com Deus e em nenhum momento recebeu de Deus a revelação de que seu filho não estava morto e estava bem no Egito. Jacó recebeu de Deus o silêncio e a humilhação de não conseguir prover alimento para a sua família. Com essa situação Jacó tem uma experiência pessoal com Deus e O chama de “meu Deus”. O relacionamento dele com Deus era pessoal.
A evidência no casamento é do Noivo e da Noiva. Que Ele cresça e que nós diminuamos, nós não podemos atrair a atenção da noiva de Cristo, mas subjugar tudo o que fazemos diante do senhorio de Cristo. Jesus Cristo não se importava de ser ver diminuído diante da glória do Pai.
2. Para Jesus é Pessoal até o Fim
Problema do século - Nós somos levados a achar que o evangelho é sobre ter sucesso e uma boa vida. (prosperidade, bençãos). Mas não é isso o que Jesus ensina, Ele diz para não ajuntarmos tesouros na terra.
Para herdar a vida, temos que deixar tudo para trás e ir em busca de construir a vida no Reino de Deus. Existe uma era após essa que estamos vivendo e existe uma recompensa eterna para nós.
Hoje vemos pessoas usando o ministério pastoral como uma forma de obter uma vida mansa. Mas a Bíblia diz que o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, ele gasta a sua vida em favor das ovelhas. Isso leva essas pessoas a não cuidarem de suas ovelhas.
Outro problema é que, pessoas estão usando o evangelho para enriquecer. Um contexto lucrativo atrai mercenários que veem a Igreja de Cristo como uma oportunidade de obter riquezas.
Ex. Geazi - engana Naamã e pede o ouro que Elias rejeitou.
Ananias e Safira - enganam o sacerdote falando que tinham dado tudo
Judas - preferiu escolher a prata
Jesus estava cheio de uma santa ira contra aqueles que tiravam vantagem de quem tem uma necessidade e por isso confrontou os comerciantes no templo com fogo em Seus olhos. Ele é um Deus justo e não aceitou que eles se aproveitassem de pessoas que estavam querendo adorá-Lo
Aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, será cobrado. Nós enfrentaremos o fogo de Seus olhos e as nossas obras serão julgadas. 2 Co 5.10 - todos compareceremos diante do tribunal de Cristo… e 1 Co 3.11-15 - diz que podemos construir um edificio de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, fenos, palha e o fogo provará cada um. Aquilo que não permanecer será jogado fora.
A cruz é o começo de tudo, em direção a um galardão, o que fazemos após a nossa conversão vai determinar o lugar que iremos.
3. A Noiva é do Noivo
Quem se beneficia entre o relacionamento entre o amigo e a noiva?
Quando o amigo fala aquilo que a noiva quer ouvir, ele deixa de ser uma voz profética. O amigo precisa ser assertivo no que ele fala. Ele precisa se preocupar, não querer impressionar as ovelhas pela sua performance, mas sim em obter um resultado para a vida eterna.
Existe uma forte química entre a noiva e o Noivo, Jesus fez uma aliança eterna com a Igreja. Existe um forte sentimento de paixão entre a Noiva e o Noivo e nós estamos aqui para cultivar o amor entre eles. Esse é o nosso papel como amigos do Noivo. Não podemos seduzir ou ser seduzidos pela Noiva e esquecer de cumprir o nosso papel como amigos do Noivo. Nós como amigos do Noivo temos que diminuir para que Ele cresça.
Para nós, que seja pessoal até ao fim, assim como é para Jesus.
REFLEXÃO
1) Como temos nos portado como amigos do Noivo?
2) Quais das suas atitudes poderiam indicar que você está se deixando seduzir pela noiva e pelas vantagens que ela pode oferecer?
3) Se você conseguiu pensar em algo para a pergunta anterior, como você pode se consertar com Deus para que a honra seja dada ao noivo?