Pessoal até o Fim

Oct 3, 2021    Mariana Merotto

A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.
João 3:29


RESUMO

Em João 3:29 João Batista descreve três importantes papeis: A noiva, o Noivo e o amigo do Noivo, é importante compreender a função de cada um deles para se posicionar corretamente no plano de Deus e mover-se na direção correta.

A Noiva – Igreja
O Noivo – Jesus
O Amigo do Noivo – Você

Compreender as dinâmicas e os papéis diferentes dentro deste relacionamento faz com que o seu coração se posicione de forma correta. Somente é possível ser amigo do Noivo se relacionando com Ele, compreendendo assim seu coração para com a noiva, amando primeiro o Noivo e depois servindo a noiva.

Quando o coração de Jesus pela Noiva não é conhecido há um relacionamento superficial, Jesus se relaciona com a noiva de forma completamente pessoal, seu amor é furioso e zeloso, Ele é um Noivo apaixonado que busca uma noiva apaixonada, e o amigo do Noivo precisa fazer com que a noiva esteja cada vez mais preparada para o dia do casamento (II Co 11:2) nutrindo a união entre eles e medindo seu sucesso pela quantidade de amor que foi acrescentada por cada atitude/função realizada.

Sua identidade é ser noiva, mas a sua função é ser amigo do Noivo e o amigo do Noivo nunca aponta para si (Jo 3:30), diz o que é necessário e não o que a noiva quer ouvir, ele deve estar pronto a devolver constantemente a preeminência a Cristo alegrando-se quando seu nome for esquecido mas o de Jesus exaltado.


Enquanto o Noivo não volta o relacionamento não é completo.
Você precisa manter a chama do amor crescente em Cristo pelo casamento que se aproxima (Ap 19:7) entendendo o amor que Ele sente por você como noiva e executando sua função de amigo do Noivo na propagação desse amor.


REFLEXÃO
1) Você compreende e se coloca no lugar de identidade de noiva e função de amigo do Noivo? O quanto está disposto a manter o Noivo no centro?

2) Para ser amigo do Noivo é necessário ter um relacionamento profundo com Jesus. Como está seu relacionamento e compreensão do coração do Noivo para com a noiva?
Ore pelo desejo de ter mais paixão por Jesus, pela mensagem de anúncio da volta e zelo pela noiva.