O Que Aprendemos com Maria

Apr 14, 2019    Jéssika Bertoli

Maria, mãe de Jesus foi uma mulher favorecida diante de Deus: ela foi escolhida para gerar Jesus. Em Lucas 1:26-38 você pode aprender 3 coisas com a vida dela:

Maria disse “sim” sem questionar – Mesmo não sabendo como a gravidez aconteceria, ela aceitou. Muitas vezes você não saberá todo seu caminho, com quem, onde ou quanto tempo vai levar, mas é preciso confiar que Deus sabe o que faz e oferecer seu “sim” voluntário, sem questionar os próximos passos ou querer conhecer todos os detalhes do processo.

Maria foi corajosa e reconheceu suas qualidades diante de Deus – Diante de todo o risco que ela poderia sofrer pela sociedade, não questionou a Deus, mas reconheceu que era humilde e foi vista por Ele. É necessário ter coragem pra assumir o que Deus te dá e reconhecer suas características e qualidades diante de dEle. (versículo 38, 47:48).

Maria foi passiva e ativa na fé – Ela acreditou no que Ele disse e O louvou com cântico (versículo 45:55). A nossa parte deve ser passiva a ponto de depender de Deus, e ativa a ponto obedecer e praticar o avanço necessário.

Qual papel de Deus e qual o seu?

É preciso entender o papel de Deus e o seu durante a caminhada. Deus ofereceu Sua graça para que seu relacionamento fosse restabelecido com Ele, o Espirito Santo permite que você pratique Seus frutos moldando seu estilo de vida e Jesus veio pra te dar um modelo a seguir.

Rm 6:16 em diante fala sobre trocar a sua vida de pecado, por uma vida que agrade a Deus, este é o seu papel e ele será até que Jesus venha e estabeleça o Reino na Terra.

A jornada da santificação é continua e diária, não diz respeito a quanto tempo você está convertido, mas quanto você se disponibiliza para Deus. O dinamismo e renovo na caminhada cristã vem deste lugar de entrega cotidiana, por isto coloque novas metas para alcançar. Sempre há mais.

Porque viver o processo de santificação?

Santificação não é um processo egoísta de busca pra alcançar a perfeição, mas para promover impacto no corpo de Cristo, produzindo respostas na vida da igreja (1Pe 2:5; 1Pe 2:9; 1Ts 2:9; Ef 4:2-3; Ef 4:16) e enquanto você caminha em santificação, cumpre o mandamento de amar o próximo.

Seu processo de santificação pode inspirar outras pessoas. Se permita ser alguém que inspire outros!

PONTOS PARA REFLEXÃO

Você identifica alguma das características de Maria que ainda te falta? Ore para que Deus derrame mais sobre você!

Existem pontos que te impeçam de cumprir seu papel no plano de Deus? Se sim, quais?

Quem são as pessoas que te inspiram a viver em processo de santificação? Seja grato pela vida delas. Sua caminhada tem inspirado os que te cercam?