Idolatria

Nov 29, 2020    Matias Maffei

“Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Êxodo 20:1-6



RESUMO

No meio cristão existe a dificuldade em refletir sobre idolatria pela mentalidade de se colocar como ídolos somente as imagens de escultura quando na verdade idolatria fala sobre qualquer coisa que tire seu foco de Deus. Estas coisas podem ser seu tempo, dinheiro, força, trabalho, faculdade, amor, relacionamentos e devoção. A única forma de se afastar dessas distrações e acabar com a idolatria é olhar para Jesus e seguir seu exemplo.

Jesus mantinha seu olhar fixo no Pai, no que Ele fazia, pensava, como se movia, e assim manteve seus dias longe da idolatria, distante de qualquer coisa que pudesse roubar sua atenção de Deus.

Em Êxodo 20 Deus diz que tirou o povo da servidão e ofereceu liberdade. Os ídolos podem dar a momentânea sensação de proteção, paz ou estabilidade, mas Deus oferece a eternidade. É importante destacar que este mesmo texto mostra como a idolatria afeta não só o idólatra, mas também sua futura geração (vers. 5). Logo a seguir, Deus mostra misericórdia para os que o amam e guardam seus mandamentos (vers. 6).

Você se torna aquilo que adora!
Não há maneiras de ter ídolos e não se tornar como eles, é importante constantemente examinar o foco do seu olhar e sempre que necessário realinhar a direção da sua devoção.



REFLEXÃO
1. Ídolos não são apenas imagens de escultura, qualquer coisa que desvie sua atenção de Deus pode ser considerada um ídolo. Você consegue refletir e encontrar quem ou o que são seus ídolos? Peça a Deus que te mostre e reposicione seu olhar Nele.

2. Em Lucas 6:45 Jesus diz que a boca fala do que está cheio o coração. Você consegue perceber em si mesmo algum comportamento ou fala que mostra que seu(s) ídolo(s) tem te moldado?