Jesus esmagará todos os seus inimigos
Textos de Referência:
Gênesis 3:15 / Números 24:17 / Salmo 58:10 / Salmo 68:21/ Salmo 110:5 / Isaías 63:3 / Habacuque 3:13-14 / Malaquias 4:3 / Lucas 10:19 / Romanos 16:20 / I Coríntios 15: 25-28 / Hebreus 10:13 / Apocalipse 19:15.
RESUMO
Jesus convida você, de maneira graciosa, para participar do seu projeto que é derrotar Seus inimigos. Existe na narrativa bíblica, uma expectativa da redenção completa relacionada ao momento em que Jesus (a semente prometida em Gênesis 3:15) pisa, fere e esmaga a cabeça da serpente. Esse é o dia da vitória sobre o causador do caos que gera pecado e circunstâncias promovidas pela sua malignidade. Os discípulos devem viver por este dia glorioso, em que o diabo e seus feitos serão definitivamente destruídos.
Perspectivas bíblicas a respeito de Jesus e Seu dia glorioso
1 - Deus certamente cumprirá aquilo que prometeu: levantará Alguém que destruirá os seus inimigos, pois estes promovem a separação entre Ele e os homens. Ou seja, Deus trará um fim para aquele que afasta você Dele. O Jesus do fim é o cumprimento da promessa realizada no início, no Éden, e Ele virá como rei, da descendência de Jacó, para esmagar os descendentes da serpente.
2 - Jesus julgará as nações da Terra, espalhando e pisando nos cadáveres de seus adversários. E isso está conectado com a recompensa dos justos. Ele é um guerreiro poderoso e equipado para o dia da vingança. Ele espera a oportunidade para que todos sejam salvos, mas um dia O mesmo marchará a favor do seu povo com ira e furor, dissipando os inimigos que virarão cinzas/estrado debaixo dos seus pés. Ele é perfeitamente amoroso e compassivo enquanto executa a Sua justiça.
3 - Você recebeu através de Jesus a autoridade e a missão de também pisar na cabeça da serpente, ou seja, desfazer tudo aquilo que o mal fez com você ou com outras pessoas escravizadas pelo pecado.
4 - Jesus matará o diabo, dará fim ao pecado e o último inimigo a ser vencido será a morte. Haverá o fim dos funerais e de todas as outras situações que nos trazem dor e distanciamento Dele.
5 - Ele é um Deus de paz, justiça e o Seu desígnio é remover tudo o que te impede de experimentar plenamente o Seu amor.
REFLEXÃO
I – De que forma você tem interagido e se conectado com o coração deste Deus que vem para julgar as nações e destruir os inimigos debaixo dos seus pés? Seu coração tem tido esperança/expectativa na justiça de Jesus anunciada pela Bíblia?
II - Como você tem cooperado com o projeto de Jesus em derrotar os seus rivais: o diabo e o caos que ele gera (abusos, vícios, doenças degenerativas, ansiedade, depressão, câncer, mentiras, divórcio, medo, funerais, mortes, sentimentos negativos como solidão, abortos, orfandade, pobreza, divisões de classes sociais, preconceito, racismo, suicídio, entre outros)?
III – Na perspectiva bíblica, Jesus virá como Aquele que literalmente esmagará a cabeça de seus inimigos em um cenário de vingança planejado em Seu coração. Como você compreende e lida com o fato de que Jesus virá como um guerreiro preparado para o dia em que dissipará os ímpios e remirá os justos? Como O enxerga lutando pelos “Seus”? Medite sobre os atributos de Jesus.