Introdução ao Sermão da Montanha

Mar 12, 2023    Felipe Merotto

Jesus lança os fundamentos para uma vida neotestamentária, as bases do que deve ser a vida de um cristão, o que o diferencia em todos os sentidos dos não crentes. 


Esses fundamentos nos lembram que os crentes e os incrédulos pertencem a dois reinos inteiramente diversos.


A primeira e a última das bem-aventuranças prometem a mesma recompensa: “porque deles é o reino dos céus” então a primeira coisa que devemos perceber, a respeito de nós mesmos, é que pertencemos a outro reino, que não o deste mundo.

O estilo de vida do sermão do monte é factível para todo cristão, e a única forma de experimentar e viver o Reino de Deus, negligenciar esse estilo de vida é negligenciar o Reino. 


Agora esse reino só se acha nos corações dos crentes autênticos, nos corações daqueles que se submeteram a Cristo, em quem, e entre os quais Ele está reinando. 


Mas seu Reino ainda não é físico, ele é chegado a nós quando o manifestamos (Mateus 12:28), ele está entre nós (Lucas 17:21), ele está onde quer que o domínio de Cristo esteja se manifestando. Ele está onde as boas novas são anunciadas (Lucas 10:11). 


A chegada do Reino de Deus nos transporta “do império das trevas para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). 


Nossa divina esperança é que um dia esse reino se manifestará de maneira física na terra “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre". (Apocalipse 11:15) 


Não temos um reino geográfico, mas um reino espiritual, e esse é o aspecto do reino que temos hoje, mas um dia será em completude. A ideia do reino hoje é manifesta no domínio, autoridade, soberania de Deus sobre nós os cristãos, e isso é uma parte do Reino Universal de Deus. 


O reino tem um aspecto “já” e outro “ainda não”: o reino já veio, mas ainda não chegou. 


As bem-aventuranças são as bençãos de Deus sobre os que se submetem ao seu reino. Ser abençoado significa basicamente ser aprovado. 

Quando Deus abençoa o homem, ele o está aprovando, e não pode haver benção maior do que ser aprovado por Ele. 


As bem-aventuranças estão diretamente ligadas a busca do homem pela felicidade. O mundo inteiro anela obter a felicidade, e quão trágico é observar como as pessoas a estão procurando por todo lado, sem a encontrar, e com isso se afundam cada dia mais em sua busca. 


O sermão do monte, entretanto, diz que se alguém quer ser feliz, aí está o caminho certo.


Antes de entrar diretamente nas bem-aventuranças, no caminho que pode nos levar a verdadeira felicidade, vamos entender lições gerais que podem ser extraídas: 


1 – Todos os crentes devem ser assim! 

Jesus não faz qualquer distinção entre classes de crentes que devem ou não seguir o caminho proposto. Espera-se que cada um de nós siga de perto esse modelo, que alcance esse elevadíssimo padrão. 


2- Espera-se que todos os crentes manifestem todas essas qualidades! 

Não é correto a opinião de que uns serão humildes de espírito e outros serão mansos, enquanto outros ainda serão os que choram e assim por diante. 

Pode acontecer de que alguns crentes manifestem mais intensamente um ou outro, mas isso acontece devido a nossa carnalidade, pois quando formos glorificados, todos haverão de manifestar essas características plenamente. 

As bem-aventuranças formam um complexo integrado, e não podemos separá-las umas das outras. 


3- Nenhuma dessas descrições refere-se aquilo que poderíamos chamar de tendências naturais! 

Não são aspectos comportamentais que definem essas características. Cada uma das bem-aventuranças, em sua inteireza, é uma disposição que somente a graça e a operação do Espírito Santo em nós é capaz de produzir. 

Não é uma descrição de alguma qualidade natural de temperamento, mas antes uma disposição produzida pela graça divina. 


As bem-aventuranças podem ser encaradas como as “Normas do Reino” e são claramente um chamado a perfeição, Jesus disse “Sejam perfeitos como é perfeito o Pai celestial de vocês” (Mateus 5:48). 


Não há espaço para formas de piedade que sejam apenas um verniz sobre uma vida rachada, somos convidados a uma vida integra e inteira diante d’Ele. 


Viver as bem-aventuranças é viver uma vida cheia de alegria, inteiramente rendida a Ele.