Sábios Construtores - Mateus 7

Nov 3, 2019    Eduardo Jr

Em Mateus 7:24-27 Jesus está pregando sobre a realidade do Reino, explicando a diferença entre um discípulo e um não discípulo, e Seu desejo com isto é estabelecer um parâmetro para que você possa constantemente avaliar seu coração.

A partir do verso 15, você pode observar três evidências que apontam para o coração do verdadeiro discípulo:

1 - Duas portas – Seguir pela porta larga é mais fácil e cômodo, é o caminho que todos estão indo, mas a porta estreita diz respeito ao nível da sua entrega pessoal.

2 - Frutos – Diz respeito àquilo que está sendo produzido em você e através de você. É através dos frutos que podemos diferenciar quem é discípulo, de quem não é.

3 - Duas casas – Diz respeito ao fundamento, àquilo que você tem dedicado sua vida “cavando” em Deus para se estruturar, e assim suportar quaisquer dificuldades que a vida trouxer.

Diferenças entre o discípulo e o não discípulo:

I) Respeita os processos – O homem sábio cava fundo e faz alicerce para sua casa, o insensato apenas preocupa-se em levantar a casa. Os Insensatos querem fazer tudo apressadamente, vive buscando atalhos que vai leva-lo aos resultados imediatos que ele deseja, atropelando os processos.

II) Deseja conhecimento – Em um sentido espiritual, o insensato não está interessado em aprender, em contrapartida o sábio é impulsionado por um desejo profundo no saber (conhecimento), não no fazer. Sua preocupação está dinamicamente conectada em conseguir reunir todo conhecimento que puder (Pv 3:14-15).

Ações práticas para o discípulo:
a) Inclua pessoas no inicio do processo – As pessoas estão acostumadas a fazer tudo o que querem, e depois pedem a Deus que as abençoe, e se Ele não fizer, elas O culpam. O momento certo de fazer consultas é no inicio das obras, e é importante você incluir pessoas experientes na área que você precisa antes de fazer o que você quer.

b) Invista tempo cavando – Os alicerces são a parte mais importante da construção. Ele não é glamuroso, ninguém se não os construtores vêem, é uma etapa que geralmente leva muito tempo, mas é parte vital para que a casa se estruture da maneira correta e permaneça de pé.

Deus não vai liberar seu destino se sua construção for ruir com a prova. Provação é diferente de tentação, Deus te dá provas para te aprovar, o Diabo te apresenta as tentações a fim de te fazer pecar. As provações são inevitáveis, e quando elas vêm sobre sua vida é possível perceber onde você está alicerçado. Um discípulo e um falso discípulo não podem ser diferenciados a olho nu, mas é possível diferenciá-los quando chega à provação.

II. PARA REFLEXÃO
Quais frutos estão sendo produzidos em você e através de você?

Você tem construído um fundamento sólido? Quais ferramentas têm utilizado para isto?

Há algo hoje que te impeça de investir tempo “cavando”?

Você tem conseguido incluir pessoas nas dinâmicas da sua vida?