O Reino é Amanhã

Apr 3, 2022    Felipe Merotto

Agora que aprendemos que o Reino de Deus é uma promessa presente e futura ao mesmo tempo, e que ele é vivido em parte hoje através daqueles que entregam a sua vida ao seu governo, e será vivido futuramente em plenitude com o Glorioso retorno de Jesus, vamos adentrar mais especificamente nos aspectos desse reino.

O Novo Testamento ensina de forma clara que a vontade de Deus não será perfeitamente realizada nesta era. A doutrina da segunda vinda de Cristo é central na teologia bíblica.

Em Mateus 12.31 lê-se – “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir”.
Em Efésios 1.21 lê-se – “muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir”.
Em Marcos 10.29,30 lê-se – “Respondeu Jesus: Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mães, filhos ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna”.

Existem duas eras, a presente e a futura, e elas estão separadas pela segunda vinda de Cristo e a ressurreição dos mortos.

Lemos em 2 Coríntios 4:4: “O deus deste mundo cegou a mente dos que não creem, para que não consigam ver a luz das boas-novas, não entendendo esta mensagem a respeito da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

A partir desse versículo fica claro que o Reino de Deus não pertence a esta era, pois Satanás é chamado o deus desta era. Isso não sugere que Deus foi destronado nem que sua mão foi removida do controle do universo. Continua a ser uma verdade eterna que “o Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe” (Salmo 103.19).
Deus ainda é o “Rei das Nações” (Ap. 15.3). Está na providência do governo soberano de Deus que esse estado de coisas passe.

Quando prosseguimos com esse estudo, nós constatamos que o Reino de deus, como a era por vir, virá após a ressurreição. Em 1 Coríntios 15.50, Paulo diz que “carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus”. Aqui, Paulo fala de ressurreição. Nosso corpo precisa passar por uma transformação para que não mais consista de carne e sangue, mas seja um corpo espiritual.

Na parábola da rede, encontramos a mesma estrutura que separa a era presente da futura: “Assim acontecerá no fim desta era. Os anjos virão, separarão os perversos dos justos e lançarão aqueles na fornalha ardente” (Matheus 13. 49-50)

Depois da segunda vinda de cristo (Ler Ap. 19 – 11:16) e antes da era por vir (Ap. 21.1) há um intervalo em que os santos são ressuscitados para reinar com Cristo por mil anos (ler Ap. 20.1-6).

A era da igreja é o período da Glória encoberta de Cristo; a era por vir será a era da soberania do Pai em que Cristo entrega seu governo ao Pai e se torna súdito do Pai (Ler 1 Co. 15.24-28), para que Deus seja tudo em todos.

A palavra de Deus nos aconselha a vigiar, a estar atentos, prontos e a espera desse dia. Que segurança, que consolo, que estabilidade dá ao nosso coração e mente saber que, com certeza, nossa oração será respondida: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.