Reino de Deus

Mar 27, 2022    Felipe Merotto

Série: Reino de Deus
Ref. George Eldon Ladd – O Evangelho do Reino

“A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo.” Mateus 4:17.

A primeira mensagem de Jesus foi um chamado ao arrependimento, e o anuncio sobre o Reino dos Céus, ou em outras traduções o Reino de Deus.

O que isso quer dizer?

- O Reino de Deus é o governo de Deus, nesta era, no coração e na vida daqueles que se entregam a ele e, na próxima era, sobre todo o mundo.

- O governo de Deus exige submissão total. Seus súditos têm de pô-lo em primeiro lugar. Só se entra no Reino quando se toma uma decisão e se paga o preço.

- O Reino já está presente em nós, mas ainda não em sua plenitude. Não há Reino sem que o Rei esteja sentado no trono e governando de maneira literal!

- Quando o Rei estiver no governo de todas as coisas “O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos, e uma criança os guiará” (Isaias 11.6). Paz, proteção, segurança – tudo isso foi prometido para o futuro Reino!

- Mas o Reino também já está em nós, aqueles que se submetem ao seu governo na presente era. O tema da vinda do Reino de Deus foi central na missão de Jesus. Seu ensino visava mostrar aos homens como entrar no Reino de Deus.
Ler – Mateus 5:20 e 7:21
Citar – Mt 12:28 / Mt 13:11 / Mt 6:10 / Lc. 22: 22-30 / Mt 25:31-34

- O Reino de Deus é uma promessa futura, e uma realidade presente. Paulo escreve que Deus nos “resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado: (Cl. 1.13). Esse versículo deixa muito claro que os redimidos já estão no Reino de Cristo. Além disso, nosso Senhor descreve os que receberam sua mensagem e missão como aqueles que entram agora no Reino de Deus (Lc. 16.16) e também que o Reino já está presente entre nós (Lc. 17:20-21)

Então o Reino é um domínio no qual os homens entram agora (Mt. 21:31), e no qual, todavia, entrarão amanhã (Mt.8:11). Ele é, ao mesmo tempo, um presente de Deus que será conferido, pelo Senhor, no futuro (Lc.12:32) e que, no entanto, precisa ser recebido no presente (Mc 10:15).

O que é o Reino?

No sentido primário tanto da palavra hebraica Malruth do antigo testamento, como da grega basileia, do novo testamento, reino é a posição, autoridade e soberania exercida por um rei.
Acima de tudo, reino é a autoridade para governar, a soberania do rei. “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe” Salmo 103:19. O reino de Deus é o seu poder, e o seu governo é eterno.

O Reino de Deus é sua realeza, seu governo, sua autoridade, seu poder, encontramos passagem após passagem do Novo Testamento que deixam evidente esse sentido. O Reino não é uma região, um domínio, nem um povo, mas o reinado de Deus sobre tudo.

“Eu lhes digo a verdade: quem não receber o reino de Deus como uma criança de modo alguma entrará nele” Marcos 10:15.
O que é recebido? A igreja? O céu? O governo de Deus é recebido.

A pessoa afim de entrar no futuro domínio do Reino, tem de se entregar, aqui agora, em total confiança ao governo de Deus.

Oramos: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” na certeza de que quando seu Reino for implantado viveremos isso em plenitude, pois sabemos que o Reino virá!
Mas quando oramos isso, não podemos nos esconder por trás da esperança futura, deixando de lado o presente, por medo, ou preguiça!
“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” agora, aqui na minha igreja, casa, trabalho. Que o Reino de Deus possa nos encontrar, no presente, e que possamos viver os aspectos desse Reino que o Senhor nos conceder agora! Isso faz parte do evangelho do Reino de Deus.