De Volta ao Primeiro Amor

Dec 4, 2022    Felipe Merotto

Ap.2:4 – “Contudo, tenho contra você uma queixa: você abandonou o amor que tinha no princípio. 

A igreja de Éfeso foi fundada por volta do ano 50 d.C. pelo apóstolo Paulo. 

Seu começo foi arrebatador como Lucas registra no livro de Atos no capítulo 19. 

Éfeso era uma cidade muito rica, a mais importante da Ásia em seu tempo, sua população era extremamente idólatra, na cidade ficava localizado o mundialmente conhecido templo da deusa Diana (Artêmis) e um templo onde era exigido adoração a César, imperador romano.

Quando Paulo começou a pregação do Evangelho nas sinagogas de Éfeso ele enfrentou grande oposição, mas a igreja nasceu em um contexto de grande avivamento. 

Paulo ficou em Éfeso por cerca de 3 anos e a bíblia nos relata o que aconteceu: 

1-    Pregação do Evangelho (At. 19:8)

2-    Arrependimento e conversão (At. 19:18-20) 

3-    Batismo com o Espírito Santo (At. 19:5-7)

4-    Sinais e Maravilhas (At. 19:11) 

A igreja crescia de forma tão extraordinária que a economia do local foi completamente afetada (At. 19:19), e então começou uma grande perseguição contra os novos cristãos da cidade e seus líderes, Paulo, Apolo, Priscila e Áquila relatada em Atos 19. 24-41. 

Paulo deixou Éfeso depois de 3 anos, mas nunca se esqueceu daquela igreja, e cerca de 10 anos depois, escreveu a carta a igreja de Éfeso. 

Mas o tempo passou, uma nova geração de cristãos surgiu, ela mantinha os valores da primeira geração bem vivos, era inflexível em negociar os princípios aprendidos, mas havia algo que pesava contra ela, o Amor dos primeiros dias foi deixado para trás. 

Ap. 2: 2-3: “Sei tudo o que você faz. Vi seu trabalho árduo e sua perseverança, e sei que não toleras os perversos. Examinou as pretensões dos que se dizem apóstolos, mas não são, e descobriu que são mentirosos. Sofreu por meu nome com paciência, sem desistir. 

Sejamos honestos, essa é uma lista de feitos que todos nos gostaríamos de ter citadas em nosso favor: 

- Trabalho Árduo: a igreja continuava o trabalho da sua primeira geração, sem retroceder. 

- Perseverança: aquela igreja continuava a sofrer perseguições pelos idólatras da cidade e ainda assim se mantinha firme sem negociar seus valores. 

- Intolerância com os perversos, com o pecado, era uma igreja que buscava andar em pureza. 

- Por ter um firme entendimento do evangelho e igreja de Éfeso era capaz de refutar os falsos apóstolos e se manter fiel a doutrina ensinada pelo apóstolo Paulo e os líderes que ele deixou. 

- A igreja sofreu, mas não desistiu! 

Mas houve algo que ficou para trás, algo que não podia ser negociado e ficou pelo caminho. “Tenho contra você uma queixa: você abandonou o primeiro amor que tinha no princípio.”

Todas as coisas estavam sendo feitas para Jesus, eles sofriam pelo evangelho, eram perseguidos, e resistiam, trabalhavam, se dedicavam, e eram diligentes nas boas obras, mas faziam tudo isso SEM JESUS.

A devoção ficou esquecida, o dever tomou o lugar do amor, eles guardaram a fé, mas não a paixão, tudo continuava acontecendo, mas a presença do Espírito não estava mais no centro das atenções. 

40 anos após a sua implantação, por volta do ano 90 D.C João escreve a carta a igreja de Éfeso, chamando-a ao arrependimento. 

Ap. 2:5 “Veja até onde você caiu! Arrependa-se e volte a praticar as obras que no início praticava”. 

Abandonar o Amor e continuar as obras é basicamente um pecado, por isso o chamado ao arrependimento, é preciso se arrepender e voltar.

“Veja até onde você caiu” arrependa-se! Quão longe você foi do amor de Deus? É tempo de voltar, antes que ele retire a sua presença de nosso meio.