O Amigo do Noivo

Oct 23, 2022    Felipe Merotto

“O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o escuta se alegra muito por causa da voz do noivo. Pois essa alegria já se cumpriu em mim.” (Jo 3:29)

Ao longo da história, Deus comparou o seu relacionamento com Israel com o relacionamento entre um noivo e uma noiva.

Quando Deus conduziu o povo de Israel no Êxodo do Egito, Ele fez uma aliança com o povo no monte Sinai. Todos presenciaram trovoes, relâmpagos, som de trombeta, e o monte fumegando, e o povo, observando, tremeu de medo e ficou de longe. Disseram a Moises, fale-nos você (Ex. 20:18-19).
Quando Deus desceu no Monte Sinai a vista do seu povo, Ele veio como noivo, e basicamente deixou claro o seu desejo de se casar com seu povo!

“Vá e proclame esta mensagem para Jerusalém. Assim diz o Senhor: “Lembro-me de como você desejava me agradar, quando era uma jovem noiva, muito tempo atrás. Você me amava e me seguia até mesmo no deserto” (Jeremias 2:2)

“Porque o seu Criador é o seu marido; Senhos dos Exércitos é o seu nome. O santo de Israel é o seu Redentor; ele é chamado ‘O Deus de toda a terra’” (Is. 54:5).

Precisamos entender o contexto histórico, de como o noivado era visto na época em que Deus decidiu se casar com seu Povo.
O noivado era um dos dois eventos necessários para completar o antigo casamento judaico. Depois do noivado, o casal estava legalmente casado, mas viviam em casas separadas. Após um tempo o casal se juntaria para completar o seu casamento, no segundo evento que era chamado de núpcias. A partir de então o casal consumaria o casamento e passaria a morar juntos.

Após o noivado, caso o noive desejasse encerrar o compromisso, era necessário se divorciar, pois já foi passado o primeiro estágio do casamento.

O que aconteceu no Monte Sinai foi o primeiro passo do casamento de Deus com seu Povo. Ele se tornou noivo de Israel, e isso significa que ele vai retornar para consumar seu casamento. Quando João começou a pregar, Israel estava aguardando há quase quinhentos anos pelo retorno do Noivo!

A Mensagem principal de João era que Jesus viria para consumar o casamento.
“Eu na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lc 3:5-6)

O batismo do Espírito Santo era a promessa de salvação de Deus, e o batismo com fogo era a promessa dos seus juízos. A mensagem de que o Deus do Monte Sinai estava retornando era bem-vinda e aterrorizante, por isso o povo perguntava a João, “O que devemos fazer?”.

O papel do amigo do noivo

O amigo do noivo era um papel bem conhecido no casamento judaico, também conhecido como Shoshbin, ele era como um padrinho, mas tinha outras responsabilidades. Por exemplo, ele daria presentes no casamento e até ajudaria a contribuir com o custo da cerimônia.

Ele era o amigo mais confiável do noivo, e ele assegurava de que a noiva estivesse sendo bem cuidada e levada ao lugar onde o casamento seria consumado.

Era também papel do amigo do noivo, fazer guarda para o casal a fim de se certificar de que ninguém os perturbaria. O noivo soltaria um grito de alegria quando tomasse sua esposa e consumasse o matrimônio. O Shoshbin ficaria ao lado para ouvir o seu grito e se alegrar pelo seu amigo que agora possuía a noiva.

É em alusão a isso que João declara: “O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o escuta se alegra muito por causa da voz do noivo. Pois essa alegria já se cumpriu em mim.” (Jo 3:29)

A mensagem de João não se cumpriu em sua plenitude, o Batismo com Espírito ocorreu em parte no Pentecostes, mas ainda não foi derramado sobre toda a carne, o Batismo com Fogo para o julgamento das nações e a purificação da maldade ainda não ocorreu.

Nós nos posicionamos exatamente no período entre o noivado e a consumação do casamento, é URGENTE que se levantem os amigos do noivo que irão cuidar e preparar a noiva para o casamento. Vivemos pelo dia do casamento, a segunda vinda de Jesus.

A mensagem permanece a mesma dos profetas e de João: Ele está vindo!!! Se preparem. As emoções ardentes de Deus pela sua noiva o levaram a cruz, e agora Ele irá ainda mais longe quando voltar para consumar seu casamento e mudar a era.

Quando Ele voltar será um dia como nenhum outro, o Monte Sinai e o Calvário nos dão um vislumbre do que o Noivo fará para assegurar o objeto de Sua afeição.

Deus está chamando uma geração que vai viver uma contra-cultura, com uma inversão total de prioridades em relação ao que o mundo nos impõe, e vai se dedicar a proclamar e viver com ousadia a mensagem do Amigo do Noivo.