Especial de Páscoa
Início da mensagem 10'20"
“Respondeu Faraó: Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel.”
Êxodo 5.2
RESUMO
Circunstâncias em que o Êxodo se dá:
1 - O Êxodo se dá em um contexto de injustiça, abuso, violência e agressividade com o povo judeu.
2 - O povo não tinha liberdade para adorar a Deus e nem conhecê-Lo.
3 - Deus levanta um libertador para que o povo possa ser livre politicamente, socialmente e também para O adorar e conhecer.
4 - Durante o êxodo, ocorrem eventos épicos, como por exemplo a abertura do Mar Vermelho
Hoje estamos vivendo uma situação semelhante.
1 - As nações estão submetidas a violência, ao abuso, a destruição de valores.
2 - As nações estão expostas a um império maligno que se apodera delas e faz com que as pessoas sejam escravas,
3 - As Nações não conhecem quem Deus é, não têm liberdade para conhecer a Deus e nem adorá-Lo.
4 - A Páscoa nos lembra o que Jesus fez por nós na cruz, sendo o Cordeiro Perfeito nos possibilitou sairmos do império das trevas, conduzindo-nos a um Reino de Luz.
No fim dessa era o Êxodo vai acontecer novamente:
1- Jesus como um grande libertador, vai se levantar para destruir todos aqueles que destroem a terra e oprimem as pessoas, todos aqueles que promovem injustiça, todos aqueles que submetem o seu próximo, que é feito a imagem de Deus, a escravidão emocional, financeira, política ou de qualquer aspecto.
2 - Jesus vai se levantar como grande libertador para que todos os povos, além de livres, possam conhece-Lo, adorá-Lo e viver a Sua vontade plenamente.
A Páscoa mostra como Deus se envolve com a nossa história. Como fez Ele no êxodo, como Ele fez com Jesus e como Ele fará quando os céus se abrirem e o Filho do Homem vier para destruir e remover tudo aquilo que impede o Seu amor de ser plenamente experimentado.
Nós já experimentamos a libertação do êxodo, mas existem milhares e milhares de pessoas que precisam ser libertos desse sistema de escravidão, precisam conhecer Deus e adorá-Lo como Ele deseja ser adorado. Milhares de pessoas precisando de um êxodo, milhares de pessoas precisando de Páscoa – o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
REFLEXÃO
1. Você já experimentou o êxodo que Jesus nos proporcionou?
2. Assim como o povo judeu foi levado a conhecer o libertador, como temos levado as nações a conhecerem o Grande Libertador?
3. Você entende como o império das trevas tem escravizado as nações? Será que de alguma forma estamos sendo coniventes com essa escravidão, aceitando as armadilhas de satanás?