Provérbios - Como Obter Sabedoria?

Aug 2, 2020    Victor Vieira

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” Pv 1.7

RESUMO

1ª Sessão – Introdução - Cap. 1-9

Panorama de Provérbios – escrito pelo rei Salomão, filho de Davi.
Salomão teve um sonho em que Deus diz a ele para pedir o que quisesse, ele pediu a Deus sabedoria. Deus concede sabedoria inigualável a Salomão. A Palavra diz que Deus trabalha enquanto nós descansamos. Sabedoria é um dos atributos de Deus.

O que é sabedoria?

Normalmente pensamos em sabedoria como CONHECIMENTO – saber

A SABEDORIA é o conhecimento aplicado na vida prática. Um sábio mostra sua sabedoria nas suas obras, na sua fala, nas suas atitudes e nas suas decisões. Tiago diz que aquele que quer sabedoria deve pedir a Deus.

A sabedoria se obtém por meio do temor do Senhor. Temor é diferente de medo. O medo paralisa o temor revela a consciência de que Deus está permeando a nossa vida, ou seja, a consciência de Deus na vida, na percepção, na observação e na certeza da Sua presença.

Nesses capítulos vemos a quão preciosa é a sabedoria e como obtê-la.

Contradição constante entre a sabedoria e a tolice:

• O resultado da sabedoria é integridade e caráter – ser completo, ser coerente com o que penso, falo e faço. Na vida daquele que vive em sabedoria não existe margem para dúvida, ela destrói essa malícia, pois nela há a consistência entre o que penso, digo ou faço – o caráter. O resultado da integridade e do caráter é, sucesso e paz. Sucesso é administrar bem aquilo que Deus nos deu.

• A tolice gera orgulho e egoísmo – o tolo é orgulhoso, ele não atende ao apelo da sabedoria e é egoísta porque quer se beneficiar em todas as circunstâncias. O resultado da tolice – orgulho e egoísmo - é ruína e a vergonha.

Provérbio 1: 1, 2 – Diz quem escreveu, para que escreveu e como chegar lá - o temor do Senhor é o princípio da sabedoria - e vers. 7b – fala que sobre o tolo - os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Cap. 9.1 – a sabedoria é representada como uma mulher que permeia as decisões e convida todos para desfrutarem de quem ela é e revela as consequências de não andar em sabedoria.

2ª Sessão – Aplicação da sabedoria para as dinâmicas em todos os aspectos da vida- Cap. 10-29

São provérbios de fato.

Pequenas pepitas de ouro, pedaços de sabedoria para serem memorizados e revisitados. Salomão aplica pequenas frases certeiras para todos os aspectos da vida. Ele conecta a sabedoria e o temor do Senhor a praticamente tudo, ou seja, família, trabalho, amizade, casamento, relações sexuais, finanças, dívidas, álcool, perdão, maneira como nós falamos, prática da justiça, construção do caráter e desenvolvimento da espiritualidade. Os Provérbios falam de maneiras certas de viver e não isentam as pessoas de sofrerem. Podemos sofrer de maneira injusta, ou sofrer porque tomamos más decisões. Por exemplo, coisas terríveis aconteceram na vida de Jó e depois coisas incríveis aconteceram.

Provérbio é a probabilidade de acertar, mas não é a garantia de que tudo dê certo. Boas pessoas morrem cedo, boas pessoas sofrem, boas pessoas não são bem-sucedidas financeiramente. A vida é mais complexa do que regras, por isso precisamos entender todos os textos Poéticos.

Uma coisa é sofrer por causa de perseguição – temos um justo juiz para lutar a nossa causa, outra coisa é sofrer por causa de más decisões – o único caminho é se arrepender, voltar e fazer tudo de novo.

3ª Sessão – Aplicação Prática – Cap. 30-31

Como afeta a nossa vida agora.

Cap. 30 – Provérbio de Agur – um rei que era modelo de leitor dos provérbios. Ele diz que não sabe viver direito, mas no vers. 5, ele diz que encontra sabedoria na Palavra de Deus. Precisamos chegar a essa conclusão: Nós não sabemos viver! Muitas vezes vivemos de forma reativa, dando respostas a tudo, tentando provar que nossos pais estavam errados, sendo sarcástico, tudo o que falamos tem um toque de amargura tentando provar quem somos. Muitas pessoas expressam esse comportamento falando, e outras, no silêncio. Precisamos da Palavra de Deus para viver, precisamos nos encontrar em Deus, precisamos existir em Deus.

É importante chegarmos a essa conclusão: Reconhecer que não sabemos viver e que dependemos de Deus para tudo na vida. A palavra final sempre vem de Deus.

Cap. 31 – Escrito pelo rei Lemuel, são lições que aprendeu com a mãe dele. Mais uma vez aparece a figura da mulher representando a sabedoria. Eva foi enganada pelo diabo e por ela veio a questão do pecado na vida do primeiro casal constituído por Deus. Em Provérbios 31 vemos uma mulher redimindo, oferecendo sabedoria e uma boa opinião. Deus está restaurando o lugar de valor da mulher.

Lemuel escreve 9 ver. sobre o homem e 21 sobre a mulher – a história do homem e da mulher que coloca em prática a sabedoria e o temor do Senhor.
Vers. 1-9 - Assim como o homem se torna um homem de Deus, pois coloca em prática a sabedoria e aplicou seu coração ao temor do Senhor.

Nos versículo 10 a 31 - A mulher se torna virtuosa porque coloca em prática a sabedoria obtida pelo temor do Senhor – um estilo de vida.

Nos tornamos sábios por que nos aproximamos de Deus em humildade, não por merecimento.

Paulo em Efésios 1.17 – ora para que Deus dê conhecimento e espírito de sabedoria e revelação a igreja em Éfeso.

REFLEXÃO

1. Às vezes, somos tentados a crer que podemos confiar nas coisas deste mundo, naquilo que somos, temos ou acumulamos ao longo do tempo. Como podemos aplicar a sabedoria descrita em Provérbios para vencermos as tentações dessa era?

2. A sabedoria ajuda a atribuir o valor correto a tudo o que compete por nossa atenção e garante o uso adequado do conhecimento ao buscarmos a atitude certa. Como você tem buscado essa sabedoria e qual tem sido o teu grau de sucesso nessa busca?

3. Partindo do princípio de que a revelação de Deus nos provê de sabedoria, e, muitas vezes somos confrontados no nosso dia a dia precisando agir com sabedoria. Você tem agido mais com a sabedoria de Deus ou com a sabedoria do mundo?