De volta ao primeiro Amor pt2

Dec 11, 2022    Felipe Merotto

Ap.2:4 – “Contudo, tenho contra você uma queixa: você abandonou o amor que tinha no princípio. 

Se na semana passada abordamos os aspectos de uma igreja que amou intensamente e depois esfriou-se de maneira a receber uma repreensão e um chamado ao arrependimento, essa semana vamos mergulhar nos sabotadores da jornada, nas pedras que podem nos fazer tropeçar. 

1-    Orgulho! 

Tiago 4:6 “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 

O orgulho impede você de se humilhar e de se tornar absolutamente desesperado pelo Espirito Santo, impede que você se arrependa dos seus caminhos e faz com que você sempre encontre uma boa desculpa para continuar frio na presença de Deus. 

Dessa maneira você vive separado da graça de Deus, e privado de uma vida cheia da sua presença. 

2-    Convívio com o pecado!

Se o orgulho te impede de se arrepender, você certamente irá conviver com o pecado, seja em sua vida, seja em seu meio. 

1 Co. 15:33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. 

Ao banalizar o pecado e seu poder destruidor em nossas vidas, nós estamos constantemente jogando água no fogo do Espírito em nós. 

Viver para Cristo vai te custar o seu estilo de vida, seu grupo de convívio, seus desejos, mas vai te levar a uma vida incrivelmente mais excitante. 

Is. 59:2 “Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá”.

O pecado é a única coisa que afasta Deus de nós, de forma que precisamos constantemente nos arrepender e deixar qualquer impedimento entre nós e Deus. 

3-    As distrações.

Mt. 13:22 “As que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida e pela sedução da riqueza de modo que não produzem fruto”.

Hoje em dia há muitas pessoas que se envolvem tanto em seus trabalhos e negócios que não têm tempo sequer de se lembrarem de buscar a Deus. Jesus revelou que muitos perdem a consciência do convite de Deus por causa das distrações causadas por coisas lícitas e que podem ser consideradas até mesmo como bênçãos divinas.

Até mesmo o nosso próprio serviço prestado ao Senhor pode se tornar uma distração! Os irmãos de Éfeso perderam o seu primeiro amor, ainda que não tivessem parado de trabalhar para Deus!

O caminho de volta é simples. 

Ap.2:5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”

1 – Lembrar. 

2- Arrepender. 

3 – Voltar a prática das primeiras obras.

Tiago 4.8-10 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”

Ele está te chamando para perto, se há uma promessa digna de ser feita para o próximo ano, e todos os outros anos de nossas vidas é que vamos queimar e arder de amor até que Ele volte, que vamos gastar as nossas vidas para que o Cordeiro receba a recompensa por seu sacrifício.