Chamado, Propósito e Ministério

Jul 12, 2020    Marcos Sousa

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os passos”
1 Pedro 2:21


RESUMO

Para entendermos chamado, propósito e ministério, é necessário estar claro que existe uma sequência, esta é: chamado, propósito e ministério. Quando falamos de sequência, não falamos de importância mas numa ordem “nuclear”, ou seja, você só tem um ministério por que você tem um propósito, e você só tem um propósito por que você tem um chamado. Então tem a ver com essência.

Compreender chamado, propósito e ministério, permite saber onde você está, faz com que você evite frustrações com a vida, impacta diretamente nas suas ações para que você tenha uma vida mais assertiva.

É importante estar claro que Deus até pode manipular a sua vida, mas ele não quer fazer isso, então as decisões serão sempre suas.


Chamado, Propósito e Ministério:

Chamado – O seu chamado é o motivo pelo qual você existe, o motivo pelo qual você foi criado. Mas antes de saber isto, é essencial saber que Deus era completamente satisfeito em Deus. Isto é, a trindade, Pai, Filho e Espírito Santo se deleitavam plenamente em amor (Jo 17:24). Então você não foi criado por falta de amor, você foi chamado a vida por excesso de Amor. Ou seja, você foi criado para participar desse amor, dando glória para Deus (Is 43:7).

Sendo assim, o seu chamado é simplesmente viver, seja na vida ordinária (cotidiana) ou na vida extraordinária. Você é chamado para viver de forma plena, de maneira que o sobrenatural se torne natural, mas também que o natural se torne sobrenatural, dando glória ao Pai. Então aqui ninguém se difere, todos foram chamados pelo nome, e todos fomos chamados para sermos filhos e filhas. Mas não é só o viver pelo viver, existem, pelo menos, três pilares essenciais na vida, que são: conhecer, amar e obedecer a Deus (Mt 7:21-23; Mc 12:30; 1 Jo 5:3).

Algumas referências: Gn 21:26; Jr 1:5; Ef 1:4; Sl 139; Rm 1:6
Rm 8:28; 1 co. 1:24; 1 Pe 2:21; Is. 43:7



Propósito – O seu propósito tem a ver com sentido, a sua motivação, a razão pelo qual você faz o que você faz.
Nós cristãos somos movidos pela vontade de Jesus para nós, então seu propósito é ser cada vez mais parecido com Jesus. Logo, o seu maior desafio é descobrir o que Jesus pensa todas as áreas da sua vida: Dinheiro; Família; Descanso; Corpo; Ministério, Sexo, Sonhos, etc., e ser cooperador de Jesus na jornada.
Seu outro desafio agora é compreender a grandeza do propósito de Deus. É um privilégio poder ser cooperador de Jesus na história que Ele tem construído.

Como atingir seu propósito, e ser um cooperador de Jesus nessa era:

1) Servindo com os seus talentos: Há algo especial e único em você;
2) Manifestar a glória: Ser ativo e resplandecer Jesus nas ocasiões/questões sociais que te incomodam;
3) Faça, mesmo que pequenas coisas: Aqui é uma continuação do ponto três, não espere ser algo grandioso (Um exemplo é uma torneira pingando. Se só você viu e te incomoda, seja ativo, vai lá e conserte);
4) Conhecendo as recompensas: A palavra promete recompensas.


Ministério – O seu ministério você encontra baseando-se na compreensão dos outros dois pontos. É o que você faz.
Dito isto, o desafio agora é superar o dualismo religioso que existe entre “o secular e o sagrado”, ou buscar uma melhor compreensão do que essas palavras querem dizer. Um pastor pode glorificar a Deus na sua função assim como um professor pode glorificar a Deus exercendo sua função, pois tudo vem e é do Senhor e tudo pode glorificá-lo (Sl. 24:1; Jó 41:11; 1 Co 10:25-26; Tito 1:15). Vai depender do seu coração. Então sua vida ordinária glorifica a Deus, o que você faz na Igreja é apenas uma porção da adoração. Ambos são importantes. Então é necessário tomar cuidado com Ativismo, com o dualismo religioso, e saber que a vontade do coração vem Dele (1 Co 12:3).

Assim sendo, para você delimitar seu ministério, é importante:

A) Desmistificar: Ministério é serviço;
B) Quase automático: Quando você está centrado em Deus, isso é automático;
C) Não esperar o chamado: Ministério é serviço, faça suas escolhas. Quer ir? Vai. Quer ficar? Fica, mas esteja servindo;
D) É transitório: Pode ser por uma estação. Pode ser um trabalho e depois outro.
E) O seu ministério não necessariamente precisa ser um dos ministérios de Efésios 4:10-12. Eles são válidos e muito importantes no funcionamento da Igreja, mas você pode fazer várias coisas;
F) Não colocar Deus contra a parede: Não é sobre você, é sobre o plano de Deus. Então não precisa encurralar Deus perguntando sobre seu ministério e exigindo resposta. Sirva com o que você tem em suas mãos;
G) Ele está comprometido com o seu plano (Isaías 46:10);
H) Descansa e confia: Deus está te usando.


REFLEXÃO

1) Sabendo que existem, pelo menos, três pilares importantes para se viver, que são conhecer, amar e obedecer a Deus, como tem sido sua vida neste sentido?

2) O seu propósito tem a ver com sentido, a sua motivação, a razão pelo qual você faz o que você faz. Então aqui seria legal se você refletisse um pouco: Por que você faz o que você faz? Com qual motivação? Qual a razão?

3) Seus atos e motivações podem ser um indício do deus que você segue. Então qual o seu deus?